Ensino

Grupo Executivo e especialistas realizam nova rodada de debates sobre o ensino

O trabalho, dividido em quatro etapas, está na fase de análise dos artigos produzidos pelos pareceristas.
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Juliana Bittencourt Garcia, Maria Isabel da Cunha, Fábio Müller, Ivan Mizoguchi, Paulo Ricardo Bregatto, Carlos Eduardo Pedone e Márcia Martins | CAU/RS

O Grupo Executivo da Qualidade do Ensino (GEQE), criado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) em 2023, realizou na sexta-feira (15/03) uma nova reunião debater a qualidade do ensino de Arquitetura e Urbanismo no Rio Grande do Sul. O encontro anterior ocorreu em 15 de fevereiro.

Participaram como convidados desta nova rodada de discussões a doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Juliana Bittencourt Garcia, que atua em pesquisas sobre Formação de Professores, Pedagogia Universitária, Inovações Pedagógicas na Aula Universitária e Avaliação da Pós-Graduação stricto sensu; a professora aposentada pela UFPel Maria Isabel da Cunha, graduada em Pedagogia e Ciências Sociais, mestre e doutora em Educação e Pesquisadora Senior do CNPq; e Ivan Mizoguchi, arquiteto e urbanista graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), membro fundador e primeiro Diretor da Faculdade de Arquitetura da PUCRS.

O trabalho do GEQE, dividido em quatro etapas, está na fase de análise dos artigos produzidos por pareceristas. Ao todo, são 18 etapas:

  1. Análise dos documentos basilares sobre ensino e formação;
  2. Análise da “Carta para a Educação dos Arquitetos” da UNESCO/UIA;
  3. Conversa com avaliadores do MEC/INEP;
  4. Análise do instrumento de avaliação de cursos de graduação do MEC,
  5. Análise do documento “perfis e padrões de qualidade” da comissão de especialistas de ensino de Arquitetura e Urbanismo do MEC;
  6. Conversa com integrantes da equipe do projeto “Indicadores de Qualidade para a Educação Superior Brasileira”;
  7. Análise sobre o “Projeto Piloto de Acreditação de Cursos” do CAU/BR;
  8. Realização de pesquisa, e análise dos dados, junto aos docentes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, para identificar aqueles indicadores recorrentes, capazes de representar uma formação consistente, responsável e transformadora;
  9. Análise dos artigos, confeccionados especialmente para o CAU/RS, por pareceristas contratados para esta finalidade;
  10. Redação do marco teórico a partir destes pareceres e do material extraído da pesquisa com os docentes;
  11. Organização de Seminários Consultivos, reunindo representantes das IES, coordenadores de cursos, professores e estudantes;
  12. Confecção do projeto piloto para análise dos cursos;
  13. Definição de critério por espontaneidade para escolha das IES parceiras para aplicação do projeto piloto;
  14. Definição dos critérios para constituição da Comissão de Análise dos Resultados da aplicação do projeto piloto;
  15. Revisão do projeto piloto;
  16. Sistematização do instrumento construído coletivamente;
  17. Definição de critérios para aplicação do instrumento de análise;
  18. Divulgação dos resultados para a sociedade.

“O CAU/RS, em defesa da sociedade, tem assumido protagonismo na defesa da qualidade do ensino e formação no Rio Grande do Sul”, destaca o coordenador da CEF-CAU/RS, Paulo Ricardo Bregatto.

 

Grupo Executivo da Qualidade do Ensino

Grupo Executivo da Qualidade do Ensino foi criado com o objetivo de analisar e buscar soluções que contribuam para aferir a qualidade do ensino ofertado pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Rio Grande do Sul. O Grupo é composto pelo coordenador da Comissão de Ensino e Formação (CEF-CAU/RS), Paulo Ricardo Bregatto; pelos conselheiros federais Fábio Müller, que representa as Instituições de Ensino Superior, e Carlos Eduardo Mesquita Pedone, eleito pelo Rio Grande do Sul junto para atuar junto ao CAU Brasil; e pela ex-conselheira e atual gerente de Atendimento e Fiscalização do CAU/RS, Márcia Elizabeth Martins.

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