Ensino

Grupo Executivo e especialistas realizam nova rodada de debates sobre o ensino

O trabalho, dividido em quatro etapas, está na fase de análise dos artigos produzidos pelos pareceristas.
Juliana Bittencourt Garcia, Maria Isabel da Cunha, Fábio Müller, Ivan Mizoguchi, Paulo Ricardo Bregatto, Carlos Eduardo Pedone e Márcia Martins | CAU/RS

O Grupo Executivo da Qualidade do Ensino (GEQE), criado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) em 2023, realizou na sexta-feira (15/03) uma nova reunião debater a qualidade do ensino de Arquitetura e Urbanismo no Rio Grande do Sul. O encontro anterior ocorreu em 15 de fevereiro.

Participaram como convidados desta nova rodada de discussões a doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Juliana Bittencourt Garcia, que atua em pesquisas sobre Formação de Professores, Pedagogia Universitária, Inovações Pedagógicas na Aula Universitária e Avaliação da Pós-Graduação stricto sensu; a professora aposentada pela UFPel Maria Isabel da Cunha, graduada em Pedagogia e Ciências Sociais, mestre e doutora em Educação e Pesquisadora Senior do CNPq; e Ivan Mizoguchi, arquiteto e urbanista graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), membro fundador e primeiro Diretor da Faculdade de Arquitetura da PUCRS.

O trabalho do GEQE, dividido em quatro etapas, está na fase de análise dos artigos produzidos por pareceristas. Ao todo, são 18 etapas:

  1. Análise dos documentos basilares sobre ensino e formação;
  2. Análise da “Carta para a Educação dos Arquitetos” da UNESCO/UIA;
  3. Conversa com avaliadores do MEC/INEP;
  4. Análise do instrumento de avaliação de cursos de graduação do MEC,
  5. Análise do documento “perfis e padrões de qualidade” da comissão de especialistas de ensino de Arquitetura e Urbanismo do MEC;
  6. Conversa com integrantes da equipe do projeto “Indicadores de Qualidade para a Educação Superior Brasileira”;
  7. Análise sobre o “Projeto Piloto de Acreditação de Cursos” do CAU/BR;
  8. Realização de pesquisa, e análise dos dados, junto aos docentes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, para identificar aqueles indicadores recorrentes, capazes de representar uma formação consistente, responsável e transformadora;
  9. Análise dos artigos, confeccionados especialmente para o CAU/RS, por pareceristas contratados para esta finalidade;
  10. Redação do marco teórico a partir destes pareceres e do material extraído da pesquisa com os docentes;
  11. Organização de Seminários Consultivos, reunindo representantes das IES, coordenadores de cursos, professores e estudantes;
  12. Confecção do projeto piloto para análise dos cursos;
  13. Definição de critério por espontaneidade para escolha das IES parceiras para aplicação do projeto piloto;
  14. Definição dos critérios para constituição da Comissão de Análise dos Resultados da aplicação do projeto piloto;
  15. Revisão do projeto piloto;
  16. Sistematização do instrumento construído coletivamente;
  17. Definição de critérios para aplicação do instrumento de análise;
  18. Divulgação dos resultados para a sociedade.

“O CAU/RS, em defesa da sociedade, tem assumido protagonismo na defesa da qualidade do ensino e formação no Rio Grande do Sul”, destaca o coordenador da CEF-CAU/RS, Paulo Ricardo Bregatto.

 

Grupo Executivo da Qualidade do Ensino

Grupo Executivo da Qualidade do Ensino foi criado com o objetivo de analisar e buscar soluções que contribuam para aferir a qualidade do ensino ofertado pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Rio Grande do Sul. O Grupo é composto pelo coordenador da Comissão de Ensino e Formação (CEF-CAU/RS), Paulo Ricardo Bregatto; pelos conselheiros federais Fábio Müller, que representa as Instituições de Ensino Superior, e Carlos Eduardo Mesquita Pedone, eleito pelo Rio Grande do Sul junto para atuar junto ao CAU Brasil; e pela ex-conselheira e atual gerente de Atendimento e Fiscalização do CAU/RS, Márcia Elizabeth Martins.

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