Eventos

IAB RS comemora 69 anos em defesa dos arquitetos e urbanistas e da profissão

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) completou 69 anos no último dia 19 de março. Fundado em 1948, é um dos departamentos mais antigos do IAB e durante muito tempo foi a única entidade exclusiva de arquitetos no Estado. E segue crescendo.

O IAB RS tem constituídos e em funcionamento diversos Núcleos no interior do Rio Grande do Sul: Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, Torres, Caxias do Sul, Arquitetos do Litoral, Erechim, Vinhedos (Bento Gonçalves), Frederico Westphalen, Novo Hamburgo, além de outros em formação.

Rafael Passos, presidente do IAB RS, destaca que a entidade teve em seus quadros alguns dos principais nomes da Arquitetura e Urbanismo e vem cumprindo um papel fundamental para a valorização da arquitetura, dos profissionais e do patrimônio cultural, contribuindo para a política urbana das cidades gaúchas e do Brasil.

Rafael Passos, presidente do IAB RS. Foto: IAB RS

A entidade sempre esteve presente nas pautas políticas e sociais do país, em defesa dos arquitetos e urbanistas, da profissão e da sociedade, pioneiro na luta pela Reforma Urbana e em defesa da Cidade, Habitação e Arquitetura como direito dos cidadãos. “Após um longo processo de mobilização para a aprovação da Lei 12.378/10, que criou o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), o IAB RS hoje tem buscado a retomada de seu protagonismo junto à sociedade e às autoridades públicas na defesa da cidade democrática e sustentável”, conta Rafael Passos.

“O IAB representa a vanguarda da arquitetura. O que acontece antes, o que se discute antes, as soluções para os problemas da profissão, o futuro da arquitetura. O IAB também é o mais antigo e o que mais se renova, o mais atuante e presente, o maior e mais representativo”, disse Tiago Holzmann da Silva, vice-presidente extraordinário do IAB Nacional.

“Entidade livre e libertária, o IAB tem representação internacional muito forte através da União Internacional dos Arquitetos (UIA) e da Federação de Associações Piemonte da Argentina (FAPA). As entidades precisam entender que devem trabalhar unidas: IAB, SAERGS, CAU, CREA. Cada uma tem uma história e uma função importante para todos nós”, ressaltou o vice-presidente do CAU/RS Clóvis Ilgenfritz da Silva.

Posse da nova diretoria do IAB RS em dez/2016. Foto: CAU/RS

Sediado no Solar Conde de Porto Alegre, edifício tombado pelo Estado do Rio Grande do Sul localizado no Centro Histórico da capital, o IAB RS mantém o Solar do IAB, único ponto cultural de Porto Alegre e um dos raros no Brasil que tem a arquitetura e urbanismo como tema central. Por lá, realiza há seis anos atividades político-culturais semanais, a Quarta no IAB, com uma agenda que contempla debates sobre a arquitetura, a cidade e a cultura, mostras artísticas, entre outros temas de interesse da sociedade.

“Temos buscado levar os grandes temas da arquitetura e do urbanismo à discussão da comunidade, pois o reconhecimento social é condição fundamental para a valorização da profissão”, avalia o presidente do IAB RS.

A festa dos 69 anos do IAB RS foi registrada pela 2K Arquitetura. Confira:

MAIS SOBRE: IAB RS entidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Seminário ATHIS e as necessidades habitacionais no Rio Grande do Sul

Software Livre: 1º Seminário Solare está com inscrições abertas!

Livro celebra os 80 anos da Praça Internacional, na fronteira entre Brasil e Uruguai

Pular para o conteúdo