Biblioteca Digital

Livro “O urbanismo dos arquitetos: genealogia de uma experiência de ensino” ressalta tema pouco frequente na pesquisa científica

Obra de autoria do arquiteto e urbanista Bruno Cesar Euphrasio de Mello foi selecionada no Edital de Livros de 2016 e publicada em parceria com o CAU/RS.

Um dos objetivos do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) é promover a Arquitetura e Urbanismo por meio da experiência, da pesquisa e da literatura. Para isso, o CAU/RS já realizou três edições do Edital de Publicações, e promove a 4ª edição em 2022. Em 2016, um dos selecionados para publicação foi o livro O urbanismo dos arquitetos: genealogia de uma experiência de ensino, de autoria do arquiteto e urbanista Bruno Cesar Euphrasio de Mello.

A obra conta a história do ensino do urbanismo no Rio Grande do Sul. Nela, Mello recupera a trajetória do ensino oferecido pela Escola de Engenharia de Porto Alegre, pelo Instituto de Belas Artes do Rio Grande do Sul e pela Faculdade de Arquitetura da UFRGS, e trata também das polêmicas e das disputas pelo domínio do urbanismo, principalmente entre a Arquitetura e a Engenharia.

“São raras as pesquisas sobre ensino de urbanismo e a constituição do urbanismo enquanto campo profissional e intelectual, principalmente no Rio Grande do Sul. A importância do livro reside na necessidade de sabermos qual a trajetória do ensino de nossa profissão”, explica o autor.

De acordo com ele, a obra é recomendada tanto para estudantes quanto para profissionais experientes. “A história do ensino de urbanismo e das instituições não está descolada da história do país e do Estado. São desses entrelaçamentos entre biografias profissionais e institucionais que se pode compreender de maneira mais completa como nossa profissão chegou a ser o que é hoje”, destaca Mello.

 

Acesse o livro clicando aqui!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/RS lança Tese sobre Planos Diretores

Grandes encontros marcam sessão de autógrafos das publicações CAU/RS na 68ª Feira do Livro

Livro “Paisagem Cultural Vitícola” aborda o assunto a partir da perspectiva do patrimônio cultural

Pular para o conteúdo