Biblioteca Digital

Livro “Tecnologias da informação e comunicação, sistemas de informação geográfica e a participação pública no planejamento urbano” defende planejamento mais colaborativo

Obra de autoria da arquiteta e urbanista Geisa Bugs foi selecionada no Edital de Livros de 2016 e publicada em parceira com o CAU/RS.

Um dos objetivos do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) é promover a Arquitetura e Urbanismo por meio da experiência, da pesquisa e da literatura. Para isso, o CAU/RS já realizou três edições do Edital de Publicações, e promove a quarta edição em 2022. Em 2016, um dos selecionados para publicação foi o livro Tecnologias da informação e comunicação, sistemas de informação geográfica e a participação pública no planejamento urbano, de autoria da arquiteta e urbanista Geisa Bugs.

A pesquisa de doutorado que deu origem ao livro investiga a PPSIG – Participação Pública com Sistemas de Informação Geográfica, uma metodologia alternativa através da qual o público participa produzindo mapas e/ou dados espaciais que representam a sua percepção do espaço urbano em questão.

“O livro apresenta uma abordagem democrática e científica de coleta das percepções do público sobre o espaço urbano. O fato deste conhecimento estar representado numa camada de informação espacial auxilia na geração de ações urbanas mais orientadas ao anseios dos usuários”, explica a autora.

De acordo com ela, o material é recomendado para todos que trabalham com o planejamento e a gestão urbana e que se interessam por abordagens alinhadas com os recentes avanços tecnológicos em torno das Tecnologias de Informação e Comunicação e dos Sistemas de Informação Geográfica.

Acesse o livro clicando aqui!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/RS lança Tese sobre Planos Diretores

Grandes encontros marcam sessão de autógrafos das publicações CAU/RS na 68ª Feira do Livro

Livro “Paisagem Cultural Vitícola” aborda o assunto a partir da perspectiva do patrimônio cultural

Pular para o conteúdo