Eleições CAU

Nota oficial sobre o adiamento das Eleições CAU 2023

 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Rio Grande do Sul, CAU/RS, vem a público prestar esclarecimentos importantes sobre o vergonhoso acontecimento que resultou no adiamento das eleições do CAU em todo o país.

 

  • Inicialmente, queremos manifestar nossa solidariedade com todos os colegas que dedicaram muitas horas no dia de ontem tentando votar, assim como compartilhamos com todos a indignação e frustração pelo adiamento da eleição.

 

  • O CAU/RS considera inaceitável o adiamento das eleições e estamos cobrando esclarecimentos e responsabilidades, assim como providências imediatas da Comissão Eleitoral Nacional e do CAU/BR para viabilizar a nova eleição o mais breve possível, com segurança e respeito pelos profissionais.

 

  • É fundamental esclarecer que a decisão de alterar a plataforma de votação nas eleições deste ano foi de TOTAL RESPONSABILIDADE da Comissão Eleitoral Nacional do CAU/BR, incumbida de organizar as eleições em todo o país.

 

  • O CAU/RS foi contra a alteração da plataforma de votação e alertamos o CAU/BR sobre o risco de alterar o sistema que funcionou corretamente nas quatro eleições anteriores e nunca foi alvo de críticas. O Conselheiro Federal do RS, Ednezer Flores, votou contra esta mudança no Plenário do CAU/BR, mas a posição da Comissão Eleitoral Nacional do CAU/BR prevaleceu (ver links 1 e 2).

 

  • Foi a Comissão Eleitoral Nacional, dentro das suas atribuições e competências, que recomendou à plenária do CAU/BR a alteração do sistema de votação e indicou o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE/TO) para fornecer a plataforma.

 

  • A plataforma de votação, que apresentou instabilidade e impediu a continuidade do processo eleitoral, foi disponibilizada e administrada integralmente pelo TRE/TO, que já assumiu, em Nota Oficial, a responsabilidade pelos problemas.

 

  • Nesse sentido, REPUDIAMOS os ataques realizados por meio de notícias falsas, tentando imputar ao CAU/RS as responsabilidades sobre os acontecimentos. Informamos, ainda, que tomaremos todas as medidas cabíveis contra essa postura oportunista e desonesta, tanto junto à Comissão Eleitoral como na Justiça, se for o caso.

 

  • Conclamamos as três chapas concorrentes para que, cientes desses fatos, atuem com responsabilidade e maturidade no sentido da manutenção do elevado nível de campanha e do respeito ao CAU/RS.

 

  • Finalmente, agradecemos aos funcionários do CAU/RS, que fizeram todo o possível para orientar e auxiliar durante as 24 horas do dia da votação, e reforçamos nossa solidariedade a todos os profissionais do estado.

 

Acesse os documentos oficiais:

 

5 respostas

  1. Boa tarde
    não sei a quem reclamar e manifestar minha indignação e considero um baita desrespeito aos profissionais.
    Trabalhamos e damos duro, com tempo corrido e ficar horas tentando acessar um sistema que teria que facilitar.
    Bom, na verdade o sistema do Conselho, tanto pra gerar RRTs e ou até baixar, é muito burocrático e muitas vezes não funciona ou demorar.
    O que percebi, que todas vezes que se alterou o Sicau ( o sistema como um todo) gerou problemas e despendeu de nosso tempo na frente do computador. isto é muito desgastante.
    att
    arq. Pedro Luiz

  2. Não consegui acessar a plataforma para votar. Vou continuar tentando mas confesso q parece q não carrega não sei se é o site ou o provedor .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Saiba como e até quando justificar seu voto

Confira a composição do Plenário do CAU/RS para a gestão 2024-2026

Carta Aberta do CAU/RS à Comissão Eleitoral Nacional

Pular para o conteúdo