Editais

Parceria entre CAU/RS e UFRGS promove pesquisa em ATHIS

Objetivo é desenvolver metodologia relacionando melhorias habitacionais e saúde da população.


Um dos eixos do edital de Pesquisas Acadêmicas, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) em 2022, era voltado a iniciativas que promovessem a Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

O projeto de pesquisa selecionado foi “A ATHIS como alternativa às necessidades habitacionais brasileiras: Proposta de uma metodologia para realização de levantamento do déficit habitacional qualitativo municipal”, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), capitaneado pelas professoras, mestres e doutoras em Arquitetura e Urbanismo, Luciana Inês Gomes Miron e Clarice Misoczky de Oliveira.

Elas atuarão em conjunto com uma equipe de pesquisadores e bolsistas de iniciação científica, além de representantes do CAU/RS: o Chefe de Gabinete Paulo Henrique Soares, a Assessora Técnica do Gabinete de ATHIS, Sandra Becker e o Assessor de Relações Institucionais, Fausto Leiria.

Saúde e ATHIS em território gaúcho

Para discutir a metodologia e o desenvolvimento da pesquisa, os representantes da UFRGS estiveram na sede do CAU/RS para promover o workshop “ATHIS e Saúde no Rio Grande do Sul”. Além deles, o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva e a vice-presidente, Andréa Hamilton Ilha, receberam como convidados – presencial e remotamente – os arquitetos e urbanistas Eduardo Baldauf, Gilson Paranhos, Isabel Valente, Maurício Rossini, Newton Burmeister, Roberto Decó e Sandra Marinho. Participaram, ainda, os médicos Ion de Andrade e Luís Antônio Benvegnu, além da psicóloga e ex-secretária da Saúde Sandra Fagundes.

O encontro também abordou os conteúdos essenciais de serem contemplados na pesquisa para a obtenção de ferramenta que será desenvolvida e destinada a gestores públicos e tomadores de decisões nas instâncias municipal, estadual e federal, bem como a importância do investimento em ATHIS como forma de promoção de saúde e garantia de qualidade de vida da população.

“Queremos trazer outra dimensão dessa questão habitacional muito conectada à saúde da população, especialmente a vulnerável. Nos últimos anos, esse tipo de pesquisa não tem sido considerada relevante, e ela é fundamental para o desenvolvimento do país. Para nós, da academia, essa iniciativa do CAU/RS é fundamental, pois é mais um espaço para desenvolvermos pesquisa de qualidade, onde Conselho e universidade aprendem”, afirma Luciana Miron.

De acordo com Clarice de Oliveira, os próximos passos são de muita pesquisa. “Vimos, nos últimos anos, a restrição de recursos para área de ciências sociais aplicadas, que é onde está inserida a Arquitetura e Urbanismo. Então, a relevância desse projeto do Conselho, que trata de uma pauta social, é de extrema importância inclusive para a transformação dos horizontes da profissão.”

“Essa pesquisa materializa um dos objetivos do Gabinete de ATHIS, quando da sua criação, que foi o de produzir informações consistentes, com respaldo científico, de modo a potencializar e consolidar a política do Conselho com relação aos temas de ATHIS, moradia e saúde. Estamos muito esperançosos com os resultados a partir da integração da UFRGS e dos demais parceiros que também acompanharam a reunião”,  afirmou o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva.

Edital de Pesquisas Acadêmicas

A Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) também foi contemplada com o edital do CAU/RS. A pesquisa selecionada foi “Diretrizes de preservação do Patrimônio Arquitetônico e Urbanístico no Rio Grande do Sul: políticas e instrumentos de financiamento no âmbito público e privado”. A arquiteta e urbanista Ana Lúcia Goelzer Meira é a pesquisadora responsável e também participam Marcelo Arioli Heck, Adalberto da Rocha Heck, Alessandra Teribele, Cristina Seibert Schneider, Achylles Costa Neto e Leonardo Barci Castriota como consultor externo. O objetivo geral da proposta é propor diretrizes relacionadas a iniciativas e a políticas públicas voltadas ao fomento de recursos públicos e privados visando a preservação do patrimônio arquitetônico e urbanístico gaúcho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/RS revoga Edital de Educação Patrimonial

Ajudar a quem precisa: CAU/RS realiza doação à Casa Estudantil de Porto Alegre

Unisinos divulga resultados de pesquisa patrocinada pelo CAU/RS

Pular para o conteúdo