Oportunidade

Participe do edital de credenciamento para avaliação de imóveis no Vale do Taquari

Profissionais de Arquitetura e Urbanismo envolvidos na reconstrução da região estão isentos das taxas de RRT.

Uma oportunidade para profissionais de Arquitetura e Urbanismo: o Governo Estadual publicou um edital de credenciamento de pessoas físicas e jurídicas para contratação de serviços técnicos para a avaliação de imóveis urbanos e rurais, durante o período de vigência do Decreto Estadual nº 57.177/2023 (alterado pelo Decreto Estadual nº 57.197/2023), que decretou calamidade pública em municípios do Rio Grande do Sul afetados pelos eventos climáticos de chuvas intensas, ocorridos entre os dias 2 e 6 de setembro de 2023. 

Mais do que uma oportunidade de trabalho qualificado, arquitetos e urbanistas estão isentos das taxas de RRT ao participar da reconstrução da região do Vale do Taquari, graças a uma iniciativa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), atendida pelo CAU Brasil por conta do trabalho realizado pelo Conselheiro Federal eleito pelo Rio Grande do Sul, Ednezer Flores.

 

CLIQUE AQUI E ACESSE O EDITAL

 

Saiba mais

Na última semana, o CAU/RS lançou uma série de ações emergenciais com o objetivo de auxiliar na reconstrução dos municípios do Vale do Taquari, de maneira organizada e segura. Para isso, o conhecimento técnico de profissionais de Arquitetura e Urbanismo é fundamental.

Conselho propôs ao governo estadual a organização de um Escritório de Projetos na região do Vale do Taquari, para potencializar o trabalho dos arquitetos voluntários. Nesta quinta-feira (28/09), será realizada uma reunião, em Lajeado, para definir as responsabilidades de cada instituição e organizar o início dos trabalhos. Além do CAU/RS, participam universidades como a UCS, Univates, Unisinos e Unisc, além de entidades como o IAB RS (Núcleo Vinhedos), Seavat, Aearv e o Comitê de Apoio aos Municípios (Governo do Estado).

 

2 respostas

  1. Vão ser levadas em conta as novas cotas de cheia do Rio Taquari ou vão liberar imóveis onde existe risco de nova enchente?

    1. Boa tarde, Carlos! Esse é um dos aspectos que nos preocupa muito! As cidades atingidas precisarão passar por uma análise da nova realidade para organizar seus espaços. Por isso propusemos ao Governo do Estado a criação de uma Câmara Técnica de Planejamento Urbano, composta pelo CAU, por universidades e entidades técnicas ligadas ao tema. Temos a parceria do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS nessa empreitada. Quanto à definição das cotas orientamos os responsáveis técnicos pelos laudos questionarem o Governo do Estado por competência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Vaga de estágio para estudante de Arquitetura e Urbanismo

Vagas de estágio para estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Vaga de estágio para estudante de Jornalismo

Pular para o conteúdo