Eventos

Plenária sobre patrimônio em Santa Maria encerra segunda edição do Rumos

O Rumos da Arquitetura e Urbanismo em Santa Maria iniciou na noite de quinta-feira (27/04) com uma palestra de Augusto Longarine e Luiz Sakata, sócios do Tempo Arquitetos (São Paulo/SP), no Hotel Itaimbé. Foi a primeira oportunidade que os vencedores do concurso Iconicidades da cidade tiveram de falar ao público que irá usufruir do projeto, após sua execução.

Os arquitetos e urbanistas apresentaram imagens do estado atual da edificação da Associação dos Empregados da Viação Férrea – o conhecido Clube dos Ferroviários – e de como ela ficará, segundo a proposta apresentada e entregue ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que promoveu o Concurso de Projetos para requalificar espaços icônicos do estado.

“É a primeira vez que nós temos a oportunidade de falar para os moradores da Vila Belga, estudantes, comunidade local. Nós apresentamos esse projeto na Trienal de Arquitetura e Urbanismo, junto com os demais escritórios vencedores do Iconicidades, mas é a primeira vez que falamos para quem vive esse espaço que nós pensamos todos os dias desde o ano passado. Agradecemos muito ao CAU pela oportunidade de estarmos aqui”, destacaram.

Plenária Temática

O dia seguinte foi reservado para a reunião plenária ordinária, que debate pautas e homologa deliberações prioritárias para as comissões que compõem o Conselho. À tarde, os conselheiros participaram de Plenária Temática, que tratou do patrimônio histórico e das políticas de proteção no Rio Grande do Sul.

Entre as autoridades presentes, estiveram o prefeito e o vice-prefeito municipal de Santa Maria, Jorge Pozzobom e Rodrigo Décimo, respectivamente; o superintendente do Iphan/RS, Rafael Passos e o deputado estadual Valdeci Oliveira. Participaram, ainda, o conselheiro e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Fábio Müller, a professora e ex-conselheira do CAU/RS, Priscilla Quesada, na ocasião representando a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Santa Maria, Ana Paula Nogueira; o presidente do Coletivo Memória Ativa, Orlando Fonseca; o arquiteto e urbanista, conselheiro do CAU/RS e presidente do Conselho do Patrimônio Histórico Cultural (Compahc) de Porto Alegre, Lucas Volpatto; e a também conselheira, na ocasião representando o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (COMPHIC) de Santa Maria, Lídia Rodrigues.

Também foram convidados, porém justificaram a ausência em razão de outros compromissos, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Santa Maria, Givago Bittencourt; o diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), Carlos Renato Savoldi; o representante do Departamento de Memória e Patrimônio da Secretaria Estadual da Cultura (Sedac), Eduardo Hahn e a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Franciscana (UFN), Anelis Rolão Flores.

O vice-prefeito Rodrigo Décimo realizou uma apresentação sobre o projeto Distrito Criativo Centro-Gare, cuja proposta é ser um movimento de transformação do Centro Histórico de Santa Maria. Ele detalhou os objetivos estratégicos e ações planejadas da iniciativa, como transformar a Gare da Viação Férrea e revitalizar o patrimônio histórico da região. 

Editais de Patrimônio 

O tema do patrimônio e a importância da atuação de arquitetos e urbanistas nesta área compôs um breve relato feito pelos conselheiros Fábio Müller, Lídia Rodrigues, Pedro Araújo e também pela ex-conselheira do CAU/RS, Priscilla Quesada.

Na sequência, a conselheira Márcia Martins, coordenadora da Comissão Especial de Patrimônio Cultural (CPC), apresentou quatro editais de patrimônio do CAU/RS. Três deles já contam com recursos aprovados: edital do Concurso de Fotografias, cujo tema será patrimônio em Art Déco; edital com foco em educação patrimonial e o com foco em ATHIS no campo do patrimônio. Por fim, foi apresentado o edital referente ao projeto especial sobre inventários municipais. “Esses documentos são uma ferramenta para identificar não apenas o que está consolidado mas também um passo fundamental na defesa, preservação e promoção do patrimônio cultural”, explicou Márcia.

Para marcar o encerramento da plenária temática, foi aprovada a Carta de Santa Maria, cujo objetivo é consolidar, em um único documento, ações recentes do Conselho sobre patrimônio, de modo a explicitar a atribuição exclusiva de arquitetos e urbanistas no que tange à elaboração de projeto e execução de obras de patrimônio. Para o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, as plenárias temáticas têm sido fundamentais para a aprovação de documentos importantes. “Em Pelotas, na primeira edição do Rumos, aprovamos a Carta que trata das licitações para concursos públicos. Agora, encerramos mais uma edição de sucesso com a aprovação da Carta de Santa Maria, que reforça as atribuições exclusivas de arquitetos na área do patrimônio”.

Clique aqui para ler a Carta de Santa Maria

Galeria de imagens

Fotos: Studio Feijão & Lentilha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Espaço do Arquiteto: um novo local para profissionais de Arquitetura e Urbanismo

Seminário ATHIS e as necessidades habitacionais no Rio Grande do Sul

Software Livre: 1º Seminário Solare está com inscrições abertas!

Pular para o conteúdo