Prêmio CAU/RS

Prêmio CAU/RS 2022: está chegando a hora!

Período de indicações segue até dia 26 de outubro. O patrono da quarta edição é Luiz Antonio Verissimo.

A 4ª edição do Prêmio CAU/RS está chegando! Promovida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), a premiação tem por objetivo identificar e valorizar, de forma honorária, iniciativas que tenham contribuído para a promoção e valorização da Arquitetura e Urbanismo no Estado, realizadas por pessoas físicas e jurídicas de outras áreas de atuação.

Em 2022, o patrono escolhido para o Prêmio CAU/RS é o arquiteto e urbanista Luiz Antonio Machado Verissimo (in memoriam), por seu importante legado para a Arquitetura e Urbanismo. Nascido em Cruz Alta, ele construiu sua trajetória profissional em Pelotas, onde residiu e atuou como Secretário de Planejamento e Urbanismo na gestão de 1969. Também foi professor nos cursos de Edificações da Escola Técnica de Pelotas, de 1969 a 1971; de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), de 1972 a 2015; e da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), de 1991 a 2011, tendo coordenado os cursos de Arquitetura e Urbanismo das referidas universidades. Além disso, Veríssimo fez parte da gestão fundadora do CAU/RS (2011-2014), bem como da gestão seguinte (2015-2017).

Nas edições anteriores, o Prêmio CAU/RS homenageou os seguintes arquitetos e urbanistas:

 

Clique aqui e saiba mais sobre a história do Prêmio CAU/RS

 

Categorias

O Prêmio CAU/RS tem quatro categorias distintas, sendo previstas premiações para Pessoa Física e Pessoa Jurídica em cada uma delas, totalizando oito troféus a serem entregues. Confira:

Poder Público

Busca premiar ações, projetos ou iniciativas, bem como medidas que impactem de forma efetiva na valorização e promoção da Arquitetura e Urbanismo, por instituições e membros da esfera estadual, municipal ou federal, dos poderes Legislativo, Executivo ou Judiciário.

Iniciativa Privada

Objetiva reconhecer práticas construtivas inovadoras, adoção e/ou execução de ações relevantes para a Arquitetura e Urbanismo, com sustentabilidade e inovação, realizados por empresas e lideranças empresariais.

Movimentos Sociais

Pretende destacar iniciativas e ações que contribuam para a valorização e promoção da Arquitetura e Urbanismo, realizadas por lideranças e organizações da Sociedade Civil, sem fins lucrativos.

Imprensa

Visa identificar e premiar iniciativas de mídia, divulgação, promoção e valorização da Arquitetura e Urbanismo, através dos serviços prestados por profissionais e veículos de mídia.

 

Como funciona?

O Prêmio CAU/RS é realizado em três etapas. A primeira é a indicação de iniciativas que tenham contribuído para a promoção e valorização da Arquitetura e Urbanismo no Estado, realizadas entre 30 de setembro de 2021 até 30 de setembro de 2022, por pessoas físicas e jurídicas de outras áreas de atuação.

Quem pode indicar?

  • Conselheiros e ex-conselheiros do CAU/RS (titulares e suplentes);
  • Presidentes das entidades que compõem o CEAU-CAU/RS;
  • Representantes do Fórum das Entidades de Arquitetos e Urbanistas do Rio Grande do Sul.

Para realizar a indicação, é necessário preencher o formulário disponível neste link. O prazo para submissão de indicações encerra dia 26 de outubro. No dia 27 de outubro, ocorrerá a seleção dos oito projetos pela Comissão Julgadora.

A segunda etapa é a votação online para a escolha do Prêmio Destaque CAU/RS 2022 – Prêmio Luiz Antonio Verissimo, que ocorre de 03 a 18 de novembro. Podem participar profissionais de Arquitetura e Urbanismo registrados no CAU/RS.

A terceira e última etapa é a premiação, que será realizada dia 19 de novembro, a partir das 19h, em evento presencial no Palco do Theatro São Pedro. Na mesma ocasião também serão realizadas as tradicionais premiações do IAB RS (Prêmio José Albano Volkmer), da AAI Brasil-RS (Prêmio AAInteriores) e do SAERGS (Prêmio Arquiteto do Ano). A entrega do Prêmio CAU/RS 2022 também marcará o encerramento da Trienal de Arquitetura e Urbanismo. Mais informações em breve!

Veja abaixo registros das edições anteriores.

Entrega do Prêmio 2021, em evento híbrido realizado no Vila Flores.
Por conta da pandemia, a edição de 2020 foi realizada 100% online.
Entrega da 1ª edição do Prêmio CAU/RS, realizada em 2019, na UFRGS.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Conheça os vencedores da 5ª edição do Prêmio CAU/RS

Noite de homenagens, lembranças e emoções

Prêmio CAU/RS 2023: vote no Prêmio Destaque!

Pular para o conteúdo