ATHIS

Projeto do CAU/RS integra Guia da UIA para a Agenda 2030

O Nenhuma Casa sem Banheiro é um dos 96 projetos que compõem o Guia da União Internacional de Arquitetos 2023.

O Guia da União Internacional de Arquitetos para a Agenda 2030 acaba de ser lançado e traz uma iniciativa criada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS): o projeto especial Nenhuma Casa sem Banheiro. Ao todo, a edição 2023 integra 96 projetos e atividades práticas de arquitetos ao redor do mundo que demonstram a conexão da Arquitetura com o alcance dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

 

Baixe o Guia da UIA para a Agenda 2030

 

“A seleção do Nenhuma Casa sem Banheiro entre 197 iniciativas do mundo é um grande orgulho. Demonstra que o projeto do CAU/RS tem o reconhecimento da UIA como uma experiência exitosa e que está profundamente alinhado com a Agenda 2030. A escolha do projeto pela UIA é uma importante ajuda para uma maior divulgação e implementação por parte dos gestores públicos”, salienta o Chefe de Gabinete Paulo Henrique Soares.

 

“Esse reconhecimento demonstra a capacidade do projeto de impactar realidades tão adversas e contribuir para apontar caminhos para a transformação da sociedade por meio da Arquitetura e Urbanismo”, destaca a arquiteta e urbanista e Assessora Técnica do Gabinete de ATHIS do CAU/RS, Sandra Helena Lehnen Becker.

 

Nenhuma Casa sem Banheiro

Lançado em junho de 2020 como medida emergencial de enfrentamento à pandemia do Covid-19, o Nenhuma Casa sem Banheiro é uma iniciativa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) que busca levar dignidade a quem mais precisa. A orientação de ficar em casa e lavar as mãos com frequência não era – ainda não é – uma realidade possível para milhares de brasileiros e brasileiras que vivem nas periferias ou em áreas onde a água e o esgoto tratados não chegam. Com o projeto, milhares de famílias já estão sendo beneficiadas com a construção de unidades sanitárias em suas moradias.

Por meio da Lei nº 11.888/2008, que promove a Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS), famílias que recebem até três salários mínimos têm o direito de contar com o trabalho qualificado de arquitetos e urbanistas para promover melhorias em suas residências. Não se trata de um trabalho voluntário: a remuneração aos profissionais deve ser garantida pelas prefeituras ou então pelo governo estadual ou federal. Casas mal iluminadas e mal ventiladas deixam famílias doentes. Para a casa a doente, quem tem o remédio são os profissionais de Arquitetura e Urbanismo.

 

Saiba mais sobre o projeto

 

 

O Brasil no Guia da UIA

O Guia da União Internacional de Aquitetos traz 21 projetos brasileiros. Entre eles, dois são gaúchos: o Nenhuma Casa sem Banheiro, do CAU/RS, e o “Pavilhão Agroecológico – Agricultura urbana como agente de transformação socioeconômica”, da Unisinos.

Lista de projetos selecionados

 

Uma resposta

  1. boa tarde… todas iniciativas louváveis…porém resta saber se haverá vontade politica para tanto… quanto à remuneração vinda do municipio…estado ou federal…??? é esperar sentado, ou deitado na rede…. isto se viabiliza somente com o voluntariado “integral”…(profissional doando seu trabalho)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Nenhuma Casa sem Banheiro será apresentando em congresso internacional

Nenhuma Casa sem Banheiro será apresentado em evento do IPEA

CAU/RS apresenta Nenhuma Casa sem Banheiro em evento da ONU

Pular para o conteúdo