Concursos

CAU/RS marca presença na apresentação do Projeto Iconicidades em Pelotas

Vice-presidente do Conselho, Evelise Jaime de Menezes, participou do evento realizado pela Prefeitura Municipal.

Antiga sede do Banco do Brasil se transformará na Escola de Gastronomia do Senac e no Memorial do Doce de Pelotas. | Foto: Michel Corvello

O projeto Iconicidades é uma iniciativa do governo do Estado que busca identificar arquiteturas simbólicas do Rio Grande do Sul para que possam ser revitalizadas e se transformarem em complexos de inovação e de economia criativa. Pelotas foi um dos cinco municípios gaúchos a serem selecionados para receber investimentos e, na última sexta-feira (17/12), a Prefeitura Municipal apresentou o projeto para a comunidade pelotense.

O local escolhido para receber o investimento, e onde a apresentação ocorreu, é um dos principais prédios do conjunto arquitetônico do entorno da Praça Coronel Pedro Osório: a antiga sede do Banco do Brasil. A edificação se tornará, em breve, a Escola de Gastronomia do Senac e no Memorial do Doce de Pelotas. Para isso, o município contará com a parceria da Fecomércio/RS, que irá investir na revitalização e nos futuros empreendimentos.

A vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), Evelise Jaime de Menezes, esteve presente na ocasião representando o Conselho. Também participaram da cerimônia o deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB); os secretários estaduais de Cultura, Beatriz Araújo, e de Infraestrutura e Meio Ambiente, Luiz Henrique Viana; o superintendente do Porto de Rio Grande, Fernando Estima; o diretor executivo do Escritório Estadual de Projetos, Fernando Bartelle; a diretora da Escola e da Faculdade Senac, Mariângela da Silva; a gestora de projetos do Sebrae Jussara Argoud; o gerente do Sesc, Luiz Fernando Parada; o presidente do Sindicato das Empresas de Comércio e Serviços Imobiliários, Sérgio Cogoy; os secretários municipais de Cultura, Paulo Pedrozo; de Educação e Desporto, Adriane Silveira; de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella; de Habitação e Regularização Fundiária, Ubirajara Leal; de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Carmem Vera Roig; de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, além do Assessor Especial de Relações Institucionais, Henrique Pires.

A vice-presidente do CAU/RS, Evelise Jaime de Menezes (à dir.) com a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas. | Foto: Michel Corvello

 

Sobre a edificação

O quase centenário prédio, localizado na Praça Coronel Pedro Osorio nº 67, foi construído entre os anos de 1926 e 1928, para sediar a 19ª agência do Banco do Brasil no país. A edificação conta com características internas específicas para a finalidade a qual foi construída, como um amplo e seguro cofre e arquitetura cuja fachada contempla colunas de alvenaria e mescla artefatos metálicos como na cobertura e nas longas grades das aberturas em madeira. Entre 1960 e 1970, o prédio passou a abrigar a Secretaria de Finanças de Pelotas, que permaneceu no local até 2010. Após a saída da repartição pública, a construção foi fechada e permaneceu sem uso, até agora.

 

Para saber mais sobre o projeto Iconicidades, clique aqui!

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Pelotas

 

MAIS SOBRE: Pelotas Iconicidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Ação do CAU/RS garante participação de arquitetos e urbanistas em concurso

IAB RS divulga vencedores do concurso Lago Joaquina Rita Bier

2º Edição Concurso de Fotografia CAU/RS: conheça os vencedores

Pular para o conteúdo