Cursos

Projeto Solare lança primeiros cursos de software livre

Iniciativa do CAU/RS é realizada por meio de parceira com a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas.

Em abril deste ano, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) e a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) assinaram um Protocolo de Intenções para projeto de software livre para arquitetos e urbanistas. O documento resultou num acordo de cooperação técnica entre Conselho e Federação e, assim, nasceu a plataforma Solare. A proposta da iniciativa é sensibilizar e capacitar arquitetos e urbanistas com a disponibilização de ferramentas de softwares livres aplicados à profissão.

 

CONHEÇA O SOLARE

 

“Nosso objetivo é oferecer alternativas ao software comercial, principalmente aos profissionais iniciantes, que se formaram há pouco tempo, pois sabemos dos custos elevados do mercado. Temos softwares livres de qualidade para substituir os comerciais”, aponta o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva. O primeiro curso, GIMP para Arquitetura, já foi lançado. Todos os conteúdos ficarão salvos em formato de vídeo-aula no canal do Solare no YouTube.

Como funciona?

Por meio de convênio, o CAU/RS repassará à FNA recursos que auxiliarão na contratação de professores e elaboração de vídeo-aulas sobre softwares livres, os quais serão armazenados na plataforma Solare, online e gratuita para profissionais de Arquitetura e Urbanismo. Ao todo, serão oferecidos sete softwares: GIMP, de edição de imagens; Inkscape, de edição vetorial; Scribus, de diagramação; Blender, de modelagem 3D e BIM; FreeCAD, de CAD e BIM; QCAD, de CAD 2D; e QGIS, de geoprocessamento.

Confira abaixo a equivalências entre os softwares e o cronograma de lançamento:

19/08 – GIMP (Adobe Photoshop)
02/09 – Inkscape (Adobe Illustrator, Coreldraw)
16/09 – Scribus (Adobe Indesign)
30/09 – Blender para Arquitetura (Sketchup, Vray, 3ds Max, Formz)
14/10 – QCAD para desenho arquitetônico (Autocad, Vectorworks, Microstation)
28/10 – FreeCAD para BIM (Revit, Vectorworks, Archicad)
18/11 – QGIS para planejamento territorial e ambiental (Arcgis, Autocad Map 3d)

 

10 respostas

  1. Sou estudante de arquitetura, e tenho enfrentado muitas dificuldades em dominar todos os softwares. E é algo muito necessário, pois os estágios estão cada vez mais pedindo tudo. E dificulta.

  2. Sou estudante de arquitetura, e tenho enfrentado muitas dificuldades em dominar todos os softwares. E é algo muito necessário, pois os estágios estão cada vez mais pedindo tudo. E dificulta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

IAB RS lança curso MOBGRAFIA: Desvendando a câmera do celular

Software Livre

IAB RS oferece cursos online em temporada de verão

Pular para o conteúdo