Ensino

Colegiado de Coordenadores de Curso debate qualidade do ensino, gênero e raça

Encontro reuniu professores e coordenadores de curso na sede do CAU/RS.

Na última quinta-feira (26/10), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) realizou o segundo encontro do colegiado formado por conselheiros e coordenadores de cursos de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul. 

Professores da região da Campanha, Norte, Noroeste, Serra, Vale do Taquari e Centro estiveram reunidos para debater a qualidade do ensino na graduação, permeando temas fundamentais como inclusão, gênero e ética.

O conselheiro e coordenador da Comissão de Ensino e Formação, Rodrigo Spinelli, iniciou a reunião trazendo ações realizadas pelo CAU/RS que vêm contribuindo para o amplo debate em torno da atualização das Diretrizes Curriculares (DCNs) que estruturam a graduação de Arquitetura e Urbanismo.

Em seguida, as representantes da Comissão Temporária de Ações Afirmativas (CTAA), conselheira Carline Carazzo e arquiteta Nathália Gomes, realizaram uma apresentação sobre o recorte de gênero, raça e inclusão na Arquitetura e Urbanismo, resgatando ações realizadas pela CTAA, criada a partir da Comissão Temporária de Equidade de Gênero (CTEG). A partir de estudos e referências literárias, as arquitetas apontaram caminhos necessários a serem percorridos tanto pela academia quanto pelo mercado de trabalho. O turno da manhã foi encerrado pelo amplo debate entre os presentes sobre possíveis ações e iniciativas a serem adotadas na grade curricular dos cursos de Arquitetura e Urbanismo. 

 

Ética e qualidade do ensino

O turno da tarde foi reservado à troca entre os integrantes do Colegiado sobre o estado da arte da ética e da qualidade do ensino da Arquitetura e Urbanismo. O enxugamento das horas-aula, os riscos da graduação totalmente à distância e a evasão de alunos ao longo do curso foram alguns dos pontos em debate sobre a precarização do ensino no país como um todo.

Por fim, foi realizada uma discussão sobre a viabilidade de residências técnicas na área da Arquitetura e Urbanismo, tal como é feito em outras profissões, a exemplo da Medicina. Como encaminhamento, os participantes entenderam que este é um debate que merece ser aprofundado, alinhado como seriam organizadas essas especializações, carga horária e titularidade dos arquitetos e urbanistas após a especialização. 

Acima de tudo, a reunião do Colegiado foi um momento de troca entre professores de diferentes instituições, mas com uma preocupação em comum: proporcionar um ensino de qualidade para desenvolver alunos bem preparados para o mercado de trabalho, que saibam atuar com ética e segurança para a sociedade.

 

 

Ao todo, participaram do encontro 15 Instituições de Ensino Superior e 17 coordenadores de curso, entre presencial e remoto. Na sede do Conselho, reuniram-se os conselheiros Rodrigo Spinelli, Fábio Müller, Nubia Margot Menezes Jardim, Rinaldo Ferreira Barbosa, Márcia Elizabeth Martins e Carline Carazzo, além dos arquitetos Nathalia Gomes (convidada CTAA), Guilherme Osterkamp (Univates), Izabele Colusso (Unisinos POA), Rafaela Duarte (FTEC Bento Gonçalves), Suzana Fetter Fagundes (CESUCA), Fernanda Vieira Barasuol (Urcamp) e Diego Machado (Ulbra Canoas).

Remotamente, acompanharam a reunião os professores e coordenadores Débora Becker (Unisinos POA), Luiz Carlos Schneider e Cícero Corrêa Pimentel (Unisc), Roni Anzolch (UFRGS), Ana Paula Nogueira (ULBRA Santa Maria), Francisco Queruz e Anelis Rolão Flores (UFN), Gerusa Lazarotto (IFF Farroupilha), Natalia Hauenstein Eckert (Unicruz) e Juan Mascaró (UPF).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Grupo Executivo e especialistas realizam nova rodada de debates sobre o ensino

Grupo Executivo e especialistas em pareceres técnicos debatem qualidade do ensino

CAU Brasil reitera oposição à graduação a distância em Arquitetura e Urbanismo

Pular para o conteúdo