ATHIS

Retomada do programa ATHIS Casa Saudável em Santa Rosa

Novo convênio com a prefeitura consolidará a iniciativa do CAU/RS no município.

Foto: Prefeitura Municipal de Santa Rosa

Mais uma conquista em nome do protagonismo de arquitetos e urbanistas e da moradia digna para todos e todas. Ao fim de setembro, foi firmado um novo convênio entre o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) e a prefeitura municipal de Santa Rosa (gestão 2021-2024), no Noroeste do estado. A parceria permitirá a continuidade e consolidação do programa ATHIS Casa Saudável, desenvolvido pelo CAU/RS, iniciado no município ainda em 2020, durante a pandemia. 

Após realizar o chamamento público para o credenciamento de profissionais, em agosto de 2020, foi instaurado o Escritório Público de ATHIS, composto pelos arquitetos Fabiani Marciniak, Luiza Cristina Volkweis, Divo Valdemar Froemming e Alan Rafael Dall Ago. As atividades são coordenadas pela Associação Profissional de Engenheiros e Arquitetos de Santa Rosa (Apea.SR) e incluíram reuniões com profissionais que integram a Estratégia Saúde da Família (ESF) no município. O bairro escolhido para implementar o programa foi o Júlio de Oliveira. A primeira etapa contou com o levantamento de dados das famílias beneficiadas pelo Programa e a elaboração dos projetos, concluída em dezembro do ano passado.

Ao todo, foram visitadas 16 residências. Os arquitetos e urbanistas conheceram as famílias, realizaram medições e registros fotográficos para compor o relatório técnico. O trabalho realizado junto às famílias também contou com o apoio de agentes comunitários.

Em fevereiro deste ano, as atividades do Escritório Público de ATHIS foram encerradas, em razão da conclusão do convênio firmado com a gestão anterior (2017-2020). O objetivo agora é estabelecer as ações já iniciadas, bem como implementar outras atividades, como a execução das obras das famílias já atendidas pelo projeto e a organização de oficinas na comunidade.

“A continuidade do programa Casa Saudável em Santa Rosa é a prova de que estamos no caminho certo para transformar a ATHIS em política pública permanente em nossos municípios. Ganha o município, ao implantar de forma pioneira o programa; ganham os arquitetos e arquitetas que podem levar a qualidade de seu trabalho para os bairros que mais necessitam e, principalmente, ganham as famílias diretamente atendidas, que terão mais saúde, segurança e qualidade de vida”, destaca o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva.

“Realizar melhorias nas casas e mensurar o impacto do trabalho dos arquitetos e urbanistas na saúde das famílias serão os pontos-chave a serem alcançados na próxima etapa da implementação do Casa Saudável em Santa Rosa”, afirma Assessora Técnica do Gabinete de ATHIS do CAU/RS, Sandra Becker.

O ato da assinatura contou com a participação do prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei; do secretário Municipal de Planejamento e Habitação, Cláudio Franke; do Diretor de Habitação, Gilberto Leonel; do conselheiro do CAU/RS, Giofranco Saggin e dos arquitetos e urbanistas que integrarão o projeto nesta nova fase, Fabiani Marciniak e Divo Froemming.

Saiba mais

Ampliar a implementação da Lei de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) em todo o Rio Grande do Sul é uma pauta permanente para o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Foi assim que nasceu o programa ATHIS Casa Saudável, cujo objetivo é contribuir para a implementação da Lei nº 11.888/2008 nos municípios gaúchos, por meio da ação conjunta entre arquitetos e urbanistas e profissionais da saúde. “Com baixo investimento, o programa é uma resposta adequada ao alcance dos prefeitos para atender as necessidades da população para melhoria das suas moradias e no entorno dessas comunidades”, explica o coordenador Institucional do Gabinete de ATHIS do CAU/RS, Paulo Henrique Soares.

Saiba mais sobre o Programa ATHIS Casa Saudável: caurs.gov.br/athis

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Projeto do CAU/RS integra Guia da UIA para a Agenda 2030

Nenhuma Casa sem Banheiro será apresentando em congresso internacional

Nenhuma Casa sem Banheiro será apresentado em evento do IPEA

Pular para o conteúdo