Eventos

Rumos região Norte: confira o resumo de Cruz Alta

Caminhada do Patrimônio na terra natal do escritor Erico Verissimo, palestra com Estúdio Vértice e oficinas. Confira as principais atividades realizadas na cidade.

Terra natal do escritor gaúcho Erico Verissimo, Cruz Alta foi a primeira parada do Rumos região Norte. Com cerca de 64 mil habitantes, o município fundado em 1833 fica a 350 km de Porto Alegre.

Mantendo a tradição, a primeira atividade do Rumos é sempre a Caminhada do Patrimônio. Antes de partir para o roteiro guiado, a vice-presidente do CAU/RS, Andréa Ilha, e o conselheiro José Daniel Craidy Simões, receberam o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicruz, Cláudio Renato Mello; o servidor da Secretaria de Obras e Planejamento na prefeitura de Cruz Alta e também docente da Unicruz, Mateus Veronese da Silva; e o escritor, pesquisador e compositor nativista, Rossano Cavalari. “O desafio é resgatar a memória de forma contínua, com toda a comunidade. Aproximar as pessoas da significância desse patrimônio”, afirmou Mateus. “Temos que pensar no desenho que estamos fazendo hoje e o que irá compor o patrimônio do futuro”, convidou Andréa.

Alunos e professores da universidade local, além de arquitetos da prefeitura municipal compuseram o público da caminhada, que visitou lugares simbólicos de Cruz Alta como a Praça da Matriz, a casa onde nasceu Erico Verissimo – hoje museu sobre vida e obra do escritor – e a antiga Estação Ferroviária, inaugurada em 1894 e que hoje abriga a Secretaria Municipal de Turismo e o Arquivo Histórico do município. No local também é possível observar o Monumento ao Ferroviário e a Maria Fumaça.

Regentes de uma grande orquestra

Palestra com Estúdio Vértice | Foto: All Maker

À noite, no Salão Nobre da Unicruz, as arquitetas Taís Finamor e Laura Christmann, do Estúdio Vértice, de Santa Maria, conduziram a palestra principal. Mediadas por Andréa Ilha e pela coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicruz, Natalia Eckert, elas compartilharam suas experiências profissionais, a história e evolução do escritório, bem como alguns pontos de inspiração para os alunos presentes.

“Saímos muito crus da faculdade. Além de arquitetos, não raro precisamos ser donos do nosso próprio negócio, e fazer essa gestão não é fácil. Mas o profissional de Arquitetura e Urbanismo é muito apaixonado pelo que faz, e é isso que nos faz tão resilientes”, afirmou Laura.

Sócias do Estúdio Vértice, ao centro | Foto: All Maker

Ao abordar os desafios de desenvolver e executar projetos, a dupla destacou a importância do trabalho com parceiros: engenheiros, construtoras, prestadores de serviços, lojas e etc. “Somos os regentes dessa grande orquestra que é o projeto. Saber gerir todas essas pessoas, administrar conflitos, é importante e vai fazer parte do trabalho”, pontuou Laura.

“É importante passar segurança e experiência para o cliente, mas façam a arquitetura que vocês acreditam. Escutem o cliente, perguntem, mas vocês também precisam fazer a gestão do escritório. Procurem eventos e workshops do CAU, pesquisem sobre gestão, licenciamento, todos os documentos necessários”, afirmou Taís.

O dia seguinte contemplou as oficinas de Software Livre, Gestão de Projetos e Estruturas para Arquitetos, com os arquitetos e urbanistas Allan Brito, Géssica Somavilla e Estevan Barin, respectivamente. As atividades foram realizadas no prédio do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicruz.

Galeria

Fotos: Isaque Ribeiro/ALL MAKER

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Espaço do Arquiteto: um novo local para profissionais de Arquitetura e Urbanismo

Seminário ATHIS e as necessidades habitacionais no Rio Grande do Sul

Software Livre: 1º Seminário Solare está com inscrições abertas!

Pular para o conteúdo