Eventos

Rumos região Norte: confira o resumo de Erechim

A palestra principal ficou a cargo da arquiteta e urbanista Paula Fontana, sócia e gerente de projetos do Ideia1, escritório de Porto Alegre especializado em mercado imobiliário.

Cidade planejada com base em Belo Horizonte (MG), Washington (EUA) e Paris (França), Erechim localiza-se ao Norte do Rio Grande do Sul, na região do Alto Uruguai. Com pouco menos de 100 mil habitantes, o município foi a segunda parada do Rumos da Arquitetura e Urbanismo – Região Norte.

Com dois cursos de Arquitetura e Urbanismo, o evento mobilizou estudantes e profissionais tanto de Erechim quanto de municípios próximos, como Passo Fundo. O Blue Open Hotel foi ponto de encontro para o bate-papo que antecedeu a Caminhada do Patrimônio.

Os conselheiros Lucas Volpatto e Fábio Müller receberam as arquitetas e urbanistas Melissa Mattos e Natália Pereira, professoras da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), e Ariane Pedrotti, chefe do Serviço de Patrimônio Histórico em Erechim.

Corrida contra o tempo

“O patrimônio do Rio Grande do Sul é muito amplo, rico e diverso”, afirmou Lucas. Ariane complementou ao citar os quase 170 imóveis aguardando tombamento em Erechim, porém, correndo o risco de serem demolidos enquanto o município aguarda a aplicação da lei. “Temos um Conselho de Patrimônio Histórico desde 2007, celebramos anualmente, em agosto, a Semana do Patrimônio. Há leis, mas falta saber aplicá-las.” 

As professoras Melissa e Natália comentaram a falta do olhar da comunidade para outros símbolos além do conhecido Castelinho, prédio mais antigo da cidade e bem tombado pelo Estado. “O Castelinho é nosso símbolo número um, mas temos outros”, lembrou Natália. De acordo com Melissa, a corrida contra o tempo impacta o desenho atual. “Alguns conjuntos já foram perdidos, outros bens tiveram características alteradas por completo”. Para Fábio Müller, o patrimônio não engessa o desenvolvimento do município. “É possível manter valores antigos e criar novos por meio de um projeto contemporâneo. Por isso é importante instrumentalizar o poder público, e defender que projeto de restauro em patrimônio histórico é atividade privativa de profissionais de Arquitetura e Urbanismo”, concluiu o conselheiro.

O futuro é fluído

À noite, a palestra principal ficou a cargo da arquiteta e urbanista Paula Fontana, sócia e gerente de projetos do Ideia1, escritório de Porto Alegre especializado em mercado imobiliário. Para recebê-la, a mesa de abertura foi composta pela conselheira do CAU/RS, Magali Mingotti; o vereador Anacleto Zanella; o secretário Adjunto de Obras, Habitação, Segurança e Proteção Social, Rafael Colet, e a presidente do IAB RS – Núcleo Erechim, Thaiana Puhl.

Mediada por Thaiana e pela vice-presidente do CAU/RS, Andréa Ilha, Paula começou a palestra apresentando a equipe que atualmente compõe o Ideia1. O desafio do escritório, fundado em 2004, é desenvolver projetos arquitetônicos de qualidade para o mercado imobiliário, respeitando o contexto urbano e trazendo uma resposta para os futuros usuários. “Respeitar esses pontos é fundamental para ser um bom projeto”, conta.  

Ela compartilhou os desafios trazidos pelo cliente, no caso, as incorporadoras: curto prazo, viabilidade técnica, diferenciação da concorrência, entre outros. Paula captou a atenção dos alunos presentes ao falar sobre os sonhos de um início de carreira glamouroso. “Mas os perrengues fazem parte”, disse, complementando que uma das coisas de que mais gosta na Arquitetura é a variedade de nichos de atuação. 

Assista ao vídeo da palestra:

Concursos para abrir portas

Mais de 200 pessoas, entre profissionais e estudantes, ouviram Paula contar sobre os diferentes momentos vividos pelo Ideia1 em quase 20 anos de atuação, sobretudo, sobre como o escritório contornou momentos de crise. “Colaboração e equipe unida foram estratégias fundamentais para atender o cliente”, enfatizou.

Vale destacar, entretanto, que o ponto de partida do escritório tem a ver com uma pauta amplamente trabalhada pelo CAU/RS: a realização de concursos de projeto. Ao conquistar o 1º lugar no Concurso Público Nacional de Valorização da Paisagem Urbana de Santa Tereza (RS), o trio de sócios fundadores do Ideia1 teve a oportunidade de concretizar o sonho de montar a empresa e também ganhar visibilidade. Hoje, o escritório soma 18 premiações.

Para manter-se inovador, Paula lembrou que “a inovação e criatividade podem vir de um processo, não é só o novo pelo novo”. O investimento em cursos profissionalizantes, capacitações voltadas à gestão, além da constante colaboração entre todos os integrantes foram chave para que o escritório continue se destacando. Hoje, o Ideia1 possui projetos em nove estados brasileiros, com escalas diferentes, além de contar com um braço criativo para design e branding, a Nav. 

O dia seguinte contemplou as oficinas de Software Livre, Gestão de Projetos e Estruturas para Arquitetos, com os arquitetos e urbanistas Allan Brito, Géssica Somavilla e Estevan Barin, respectivamente. As atividades foram realizadas na cobertura do hotel Blue Open.

Confira galeria de fotos

Fotos: Isaque Ribeiro/ALL MAKER

MAIS SOBRE: Eventos Erechim Rumos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Seminário ATHIS e as necessidades habitacionais no Rio Grande do Sul

Software Livre: 1º Seminário Solare está com inscrições abertas!

Livro celebra os 80 anos da Praça Internacional, na fronteira entre Brasil e Uruguai

Pular para o conteúdo