Eventos

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

Experiências voltadas ao ensino e à Assistência Técnica foram tema principal de palestras e oficinas.

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Na Sala da Música, a oficina Estruturas para Arquitetos (EPA), ministrada por Estevan Barin, colocou professores, estudantes e profissionais de Arquitetura e Urbanismo para vivenciarem, através de uma experiência coletiva, o peso e o equilíbrio de diferentes sistemas estruturais. Quem sabe projetar tração, naturalmente terá edificações que utilizam menos material, portanto serão mais leves e mais baratas. “Desde a graduação eu olhava os projetos do Félix Candela, do Santiago Calatrava, desse pessoal high-tech e eu queria saber como eles faziam. Ir atrás desse conhecimento foi fundamental para abrir essas portas, para conversar sobre isso formalmente nas instituições de ensino e, informalmente, na plataforma própria”, explicou.

 

ATHIS em foco

Em paralelo, na Sala de Oficina, o projeto Nenhuma Casa sem Banheiro foi tema de seminário que contou com a apresentação de experiências vivenciadas nos municípios de Pelotas, Caxias do Sul e Canoas, além do Distrito Federal. O público pode ver na prática os desafios enfrentados pelas equipes e também testemunhar a importância da Arquitetura e Urbanismo para a melhoria da saúde pública.

À tarde, tema da ATHIS também foi centro de duas sessões temáticas: uma sobre as Iniciativas do CAU/RS, promovidas desde 2019 com a criação da Comissão Temporária e o Gabinete de ATHIS no Conselho. A segunda sessão contou com as arquitetas e urbanistas do Instituto de Arquitetos e Urbanistas do Paraná – Núcleo Maringá, Jeanne Versari e Geovana Luchetti de Camargo, que abordaram o instrumento de diagnóstico habitacional municipal elaborado para ação territorializada da Estratégia Saúde da Família (ESF) no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Skate e Inovação

Para a palestra “Skate e Arquitetura”, Fred Cheuiche resgatou a história do skate, apresentou a concepção de pistas pelo mundo inteiro e também, claro, o Skate Park da Orla do Guaíba, obra pela qual é um dos responsáveis. Ele falou sobre como o olhar do skatista complementa o do arquiteto, e vice-versa. “O skatista anda de forma muito instintiva, na base da tentativa e erro, mas com olhar apurado sobre a qualidade dos materiais que compõem aquele espaço. O urbanista entra com as etapas de projeto, estudo e detalhamento executivo, o que vai complementar a visão do skatista lá na frente.”

Na sessão temática Arquitetura e Inovação, os profissionais dos escritórios Mapa, Versa e Ospa trouxeram conceitos sobre inovação na arquitetura, a necessidade de otimização dos processos construtivos e a sustentabilidade no exercício profissional.

A atividade cultural do dia ficou por conta dos jovens da ONG Sol Maior, que realizou uma apresentação no foyer do Theatro São Pedro. A noite também contou com sessão de autógrafos e distribuição gratuita de livros das Coleções CAU/RS.

Fotos: Studio Feijão & Lentilha (Alex)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Espaço do Arquiteto: um novo local para profissionais de Arquitetura e Urbanismo

Seminário ATHIS e as necessidades habitacionais no Rio Grande do Sul

Software Livre: 1º Seminário Solare está com inscrições abertas!

Pular para o conteúdo