Sem categoria

Arquitetura Gaúcha Contemporânea – CEAT

Dando continuidade à série Arquitetura Gaúcha Contemporânea, nesta semana destacamos o projeto do Colégio Evangélico Alberto Torres (CEAT), localizado em Lajeado (RS). Técnicas e recursos de sustentabilidade estão visíveis aos olhos de alunos, professores, pais e responsáveis, contribuindo para o aprendizado e conhecimento sobre características da própria cidade.

Colégio Evangélico Alberto Torres – CEAT (Lajeado/RS)

Arquiteto e urbanista Bruno Giugliani | GAS | Giugliani Arquitetos + Etges Bammann Arquitetura

Segundo o arquiteto e urbanista responsável, Bruno Giugliani, a proposta inicial era ocupar uma das últimas áreas remanescentes de uma gleba grande de terrenos do colégio, localizado no centro da cidade, sendo que 80% desta área está abaixo da cota de enchente do município. “O grande desafio foi descobrir como verticalizá-lo sem que as qualidades ambientais e espaciais fossem perdidas, tudo organizado em um programa de quatro blocos”, comentou. “Pensamos nas questões de comunicação entre os blocos para que tivéssemos uma permeabilidade, no sentido de circular entre eles e acessar outras áreas do Colégio”, destacou Bruno.

Fotos: Marcelo Donadussi

Grande parte das técnicas de sustentabilidade ficaram expostas, para que as crianças e jovens pudessem ver o telhado verde, por exemplo, o que contribui para o próprio aprendizado. “Desta forma, elas até já sabem que a irrigação da praça utiliza água externa. Como Lajeado tem um grande problema de enchente, isso reduz muito o volume de água que se joga na coleta pública, o que ajuda também no contexto da cidade”. Confira as imagens:

Fotos: Marcelo Donadussi
Fotos: Marcelo Donadussi

Leia mais

Série do CAU/RS destaca Arquitetura Gaúcha Contemporânea

Arquitetura Gaúcha Contemporânea – Bortolini Móveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo