Sem categoria

ATHIS Casa Saudável: início das atividades em Santa Rosa

Após publicação de edital e seleção de arquitetos e urbanistas, começam os trabalhos do Escritório Público de ATHIS no município.

Outubro começou com ótimas notícias para Santa Rosa e região. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), a Associação Profissional de Engenheiros e Arquitetos de Santa Rosa e a Prefeitura Municipal realizaram a primeira reunião que marcou o início dos trabalhos do programa ATHIS Casa Saudável.

Na ocasião, foram apresentados os arquitetos e urbanistas que irão compor o Escritório Público de ATHIS. Fabiani Marciniak, Divo Valdemar Froemming, Luiza Cristina Volkweis e Alan Rafael Dall Ago foram selecionados a partir da chamada pública realizada em agosto. Os quatro profissionais irão atuar primeiramente na comunidade Julio de Oliveira. Eles serão responsáveis pela orientação técnica, desenvolvimento de projeto e acompanhamento ou mesmo execução da obra nas residências.

O encontro foi realizado de forma online e contou com alguns participantes reunidos na sede da prefeitura em Santa Rosa, como o prefeito Alcides Vicini, o vice-prefeito Luís Antônio Benvegnu e representante da APEA.SR. Participaram a presidente interina do CAU/RS, Helenice Macedo do Couto, a equipe do Gabinete de ATHIS do Conselho, arquitetos e urbanistas Paulo Soares e Sandra Becker e a consultora de gestão pública na área da Saúde, Sandra Fagundes.

Participaram também os arquitetos e urbanistas Marcos Cartana, da Prefeitura Municipal de Santa Rosa; Cláudia Pires, que contou sobre a sua atuação em projetos de ATHIS nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro; e Renata Rotta, diretora-geral do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) – campus Santa Rosa.

 

 

 

Próximos passos

Após a apresentação da equipe do Escritório Público de ATHIS Santa Rosa, foi dado início a um cronograma com várias atividades. Logo na sexta-feira (02), os integrantes do Escritório Público de ATHIS se reuniram com os profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) no município. O foco desta primeira etapa do trabalho será o atendimento em domicílios onde residem idosos. Cada dupla de arquitetos e urbanistas visitará os domicílios acompanhada por um agente comunitário da saúde, realizando avaliações semanais do programa todas as sextas-feiras com a equipe do Gabinete de ATHIS.

 

Saiba mais

O programa ATHIS Casa Saudável é uma iniciativa do CAU/RS. Em março deste ano, o Conselho assinou um Termo de Colaboração com a Associação Profissional dos Engenheiros e Arquitetos de Santa Rosa (APEA.SR), que prevê a implantação deste programa no município. O termo faz parte do convênio já firmado com a Prefeitura Municipal de Santa Rosa, ao fim de 2019. O objetivo é a prestação de serviços de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS), realizada por arquitetos e urbanistas, nos termos da Lei Federal nº 11.888/08.

 

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo