Sem categoria

CAU/RS lança Cartilha de Contratos

Material traz exemplo de modelo para auxiliar arquitetos e urbanistas a elaborarem seus próprios contratos de trabalho com clientes.

A relação com clientes faz parte da essência do trabalho de arquitetos e urbanistas. Ao serem contratados para desenvolver um projeto – seja construção, reforma, interiores, entre outros – a elaboração de um contrato torna-se fundamental para estabelecer a responsabilidade de contratante e contratado.

Com o objetivo de auxiliar os profissionais da categoria nesta etapa, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) elaborou uma Cartilha de Contratos trazendo exemplos dos pontos a serem tratados na elaboração do documento.

“É fundamental que todos os profissionais, prestadores de serviços, elaborem contratos. Assim, as relações entre as partes envolvidas ficam bem definidas desde o início. É um processo simples, mas precisamos ter esclarecido o que iremos fazer e fornecer ao cliente. Recomendo a leitura da cartilha e, a partir dela, criar o seu próprio contrato. Este material foi elaborado considerando questões fundamentais para manter uma boa relação de trabalho”, afirma a vice-presidente interina do CAU/RS, Helenice Macedo do Couto.

 

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A CARTILHA DE CONTRATOS

 

Importante: o modelo apresentado na cartilha é apenas um exemplo de contrato que pode ser seguido pelo profissional arquiteto e urbanista. Ele é meramente ilustrativo e não configura
como modelo oficial.

Clique aqui e confira outras cartilhas publicadas na Biblioteca Digital do CAU/RS.

 

2 respostas

  1. BOA NOITE.PREZADOS COLEGAS.AO LONGO DE 35 ANOS DE EXERCÍCIO PROFISSIONAL,E 40 ANOS NO MERCADO DA CONSTRUÇÃO CIVIL,SOMADOS A OUTRAS ÁREAS DE ATUAÇÃO,POSSO AFIRMAR,SEM RECEIO DE ERRAR, QUE, O “CONTRATO”,COMO INSTRUMENTO AMPLO E OBJETIVO,QUE DEVE SER,CONTINUA SENDO, O “CALCANHAR DE AQUILES”,NAS RELAÇÕES PROFISSIONAIS,ENTRE OS CLIENTES, PESSOA FÍSICA,JURÍDICA E PARTICULARES. EXISTE UMA DISSIMULAÇÃO,RELAXAMENTO,AO POSTULARMOS OS HONORÁRIOS E A CONDUÇÃO DE NOSSA ATIVIDADE.LEMBRO QUE AO INICIAR MEUS TRABALHOS,APRESENTAVA EM APENAS UMA FOLHA,TODO O ESCOPO DA PROPOSTA.HOJE SÃO 10 FOLHAS.MESMO ASSIM,SURGEM FATOS E SITUAÇÕES NOVAS,QUE DEMONSTRAM O QUANTO É IMPORTANTE ESTE LANÇAMENTO DA “CARTILHA DE CONTRATOS”.SERÁ UM GUIA A MAIS, NA MELHORA DO EXERCÍCIO DA ARQUITETURA E URBANISMO NO BRASIL.PARABENIZO AO CAU/BR E AO CAU/RS.ATT.ARQ.URB.WILLIAM CUNHA PUPE-CAU/RS A10912-6

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo