Institucional

CAU/RS e Crea-RS assinam Termos de Cooperação Técnica e Intenção

O termo de fiscalização foi renovado e um novo foi estabelecido para divulgar o projeto de software livre.
CAU/RS e Crea-RS: parceria renovada | Foto: Ascom CAU/RS

Nesta terça-feira (15/08), o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), Tiago Holzmann da Silva, recebeu a presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RS), Nanci Walter, para a assinatura de dois Termos de Cooperação Técnica e Intenção entre as autarquias. Também participaram da reunião o Gerente de Fiscalização e a superintendente do Crea-RS, Luís Sidnei Barbosa Machado e Denise Ries Russo.

“A assinatura desses termos entre Crea e CAU é um exemplo de como todos os profissionais da engenharia e da arquitetura precisam se relacionar. Nós somos profissionais que trabalham em parceria e colaboração”, destacou a presidente do Crea-RS.

A parceria entre CAU e Crea é antiga. Um dos termos está sendo renovado e diz respeito ao cumprimento da legislação profissional vigente e a mútua cooperação para o desenvolvimento de suas instituições, otimizando procedimentos para a efetivação dos principais serviços a serem prestados ao público.

Entre as ações previstas neste termo estão integrar as fiscalizações entre os Conselhos Profissionais, difundir os conceitos da ética profissional e do exercício legal da profissão, atuar em ações que versam sobre o Salário Mínimo Profissional, divulgar as ações conjuntas para conhecimento dos interessados diretos e da sociedade, entre outras.

O segundo termo assinado envolve CAU, Crea e a Federação Nacional dos Arquitetos (FNA): trata-se do projeto Solare – Softwares Livres para Arquitetura e Engenharia. O Crea-RS assume a responsabilidade de divulgar os conteúdos e cursos da plataforma Solare, já disponíveis online, e realizar um evento sobre o tema dos softwares livres. As instituições envolvidas irão elaborar um Plano de Trabalho para dar continuidade à manutenção e expansão do projeto. 

Nossa parceria com o Crea faz do Rio Grande do Sul protagonista. Arquitetos e engenheiros compartilham dos mesmos programas no seu dia a dia. Economizar mais de R$ 20 mil por ano com softwares livres é bom para todos, principalmente para os jovens profissionais. Que os CAU e os Crea dos outros estados possam se inspirar e seguir o nosso exemplo”, destacou o presidente do CAU/RS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Saiba como ajudar os municípios atingidos pelas fortes chuvas no estado

CAU/RS participa de reunião com entidade de Capão da Canoa

Saúde mental em pauta 

Pular para o conteúdo