Institucional

CAU/RS elege presidência para a gestão 2024-2026

Andréa Hamilton Ilha e Fausto Henrique Steffen assumem como presidente e vice, respectivamente.

Na manhã desta quinta-feira (04/01), os conselheiros eleitos para a gestão 2024-2026 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo realizaram a votação para definir os nomes que ocuparão o cargo de presidente e vice-presidente. O próximo triênio terá Andréa Hamilton Ilha na presidência e Fausto Henrique Steffen como vice

 

Andréa estará à frente da quinta gestão desde a fundação do CAU/RS e é a primeira mulher a assumir o cargo. Antes dela, foram presidentes do Conselho gaúcho os arquitetos e urbanistas Roberto Py Gomes da Silveira, presidente-fundador do CAU/RS, Joaquim Haas e Tiago Holzmann da Silva.

Trajetória fronteiriça

Andréa formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS (1994), é especialista em Direito Urbanístico e Ambiental e mestre em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo pela UFSM. 

É servidora pública no cargo de arquiteta e urbanista em Sant’Ana do Livramento, na fronteira com o Uruguai, onde atua como diretora do Departamento Técnico de Habitação da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente. No mesmo município, lecionou no curso de Engenharia Civil da Urcamp e atuou como autônoma em projetos arquitetônicos, complementares, PPCIs e execução de obras. 

Andréa participa, ainda, da Comissão de Patrimônio Cultural do Conselho de Planejamento da Cidade, é conselheira no Conselho Municipal de Habitação e integra a diretoria do IAB RS – Núcleo Região da Fronteira Livramento-Rivera, como Conselheira Estadual. Foi conselheira do Crea-RS por duas gestões, onde coordenou a Câmara de Arquitetura.

No CAU/RS, foi uma das vice-presidentes na gestão 2021-2023, tendo atuado como coordenadora adjunta da Comissão de Exercício Profissional (CEP) e integrado as comissões de Ensino e Formação (CEF) e Temporária de Boas Práticas (CTBP).

“Estamos aqui representando as três chapas concorrentes na eleição passada, e sei que nossas propostas têm pautas em comum, como a valorização profissional, a qualidade do ensino, a fiscalização, entre outros. E unindo forças em torno desses objetivos em comum é que acredito que faremos um bom trabalho. Me sinto honrada em assumir essa posição”, declarou Andréa, abrindo o espaço para indicação de conselheiro para a vice-presidência, assumida pelo arquiteto e urbanista Fausto Henrique Steffen. 

Realizada na sede da Fecomércio-RS, a 31ª Plenária Extraordinária também definiu a nova composição das comissões permanentes e especiais.

 

2 respostas

  1. Cumprimentos à nova direção!A sucessi
    va renovação do CAU-RS,reafirma a con
    vicção na competência dos Arquitetos na gestão da nossa história e destino!

  2. Parabéns, muito significativo termos uma mulher na direção do Conselho. Depois de um período de tantos ataques e desrespeito às mulheres, o CAU- RS terá a oportunidade de atuar no fortalecimento da profissão e seus desafios numa sociedade tão desigual. Importante não perder de vista a natureza social da Arquitetura e Urbanismo e sua indispensável presença na solução das carências de habitação e ambientes urbanos, com qualidade de vida para todos e, de fato, mais sustentáveis. Ficar atento às questões que afetam ao meio ambiente será a única forma de minimizar os danos já presentes. Boa sorte à colega nessa missão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Gestão 2024-2026 se reúne para Treinamento ao Plenário do CAU/RS

Pela primeira vez, mulheres ocupam presidências do CAU/RS e CREA-RS

II Seminário dos Colegiados inaugura eventos do ano

Pular para o conteúdo