Nota Pública

CAU/RS em defesa do patrimônio gaúcho

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), autarquia federal criada pela Lei nº 12.378/2010, vem a público repudiar as agressões desferidas através das redes sociais contra a atuação do Conselho pela preservação do antigo prédio da Smov.

Como é de conhecimento da sociedade, o CAU/RS ao longo dos anos tem atuado na defesa e promoção da Arquitetura e do Urbanismo, em consonância com a legislação.

Nas diversas ações realizadas, inúmeras buscaram a preservação do patrimônio cultural gaúcho, sempre pautadas em critérios técnicos e amplamente embasadas na legislação que trata da defesa do patrimônio cultural brasileiro. Em todas elas sempre atuamos no estrito cumprimento da Lei, com o apoio e chancela do Ministério Público e Poder Judiciário em casos em que isso foi necessário.

Lamentavelmente, recente publicação nas redes sociais ataca o Conselho com inverdades, demonstrando total desconhecimento sobre a atuação do CAU/RS por parte de seu autor. Além disso, busca confundir a opinião pública sobre eventual prejuízo de investimentos municipais na área de habitação. Mais uma inverdade, pois a o TRF4 garantiu a preservação do bem e não proibiu a realização do leilão para a venda do prédio da Smov.

O CAU/RS mantém parcerias com prefeituras de diferentes partidos políticos, assim como possui convênios com o Tribunal de Contas, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Ministério Público de Contas e Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Com o Governo do Estado possuímos um convênio relativo ao Projeto Nenhuma Casa sem Banheiro, que possibilitou a construção de mais de 1.500 unidades sanitárias para famílias gaúchas de baixa renda.

O CAU/RS reafirma seu compromisso com a defesa e promoção da Arquitetura e do Urbanismo e prosseguirá na defesa da preservação do imóvel, junto com as diversas instituições que atuam na defesa do patrimônio histórico e arquitetônico.

Informamos, por fim, a sociedade gaúcha – e, em especial, os profissionais de Arquitetura e Urbanismo – que o CAU/RS está avaliando as ações judiciais cabíveis em relação às ofensas proferidas contra o Conselho e reafirmamos nosso compromisso de levar Arquitetura e Urbanismo para todos, preservando o patrimônio histórico gaúcho.

 

Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU/RS

Gestão 2024-2026

MAIS SOBRE: nota pública SMOV

3 respostas

  1. Parabéns para o CAU pelo seu posicionamento pela preservação deste prédio, que é parte importante da história arquitetônica desta cidade, como símbolo de uma época.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Incêndio na Pousada Garoa

Posicionamento do CAU/RS sobre instabilidade no SICCAU

Nota de solidariedade à população gaúcha

Pular para o conteúdo