Nota Pública

Nota de solidariedade à população gaúcha

Manifestação do CAU/RS sobre a tragédia ocorrida no Vale do Taquari.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) solidariza-se com os gaúchos e gaúchas atingidos pelo ciclone extratropical que resultou em mais de 30 mortes e milhares de desabrigados, sobretudo nos municípios da região do Vale do Taquari.

Para que tragédias como essa não se repitam, é fundamental a atenção para políticas de ocupação territorial que impeçam construções e moradias em áreas de risco.

Profissionais da Arquitetura e Urbanismo são essenciais para pensar e planejar o desenvolvimento de cidades resilientes, projetando e construindo edificações seguras e dignas.

Não é possível negar o impacto das mudanças climáticas, mas é possível criar espaços seguros que impeçam outras pessoas, outras cidades, de vivenciar tragédias como essa. Para isso, arquitetos e urbanistas têm as respostas.

“Queremos colocar o CAU/RS à disposição das comunidades e prefeituras das regiões alagadas, para contribuirmos na reconstrução e replanejamento das cidades atingidas, de modo que esse tipo de tragédia não se repita. Na maioria das vezes, esses ‘acidentes’ são evitáveis com planejamento adequado e a aplicação das boas práticas de Arquitetura e Urbanismo”, declarou o presidente do Conselho, Tiago Holzmann da Silva.

Confira abaixo o depoimento do conselheiro do CAU/RS, Rodrigo Spinelli, em Lajeado.

Uma resposta

  1. Acho que vale reiterar sempre a questão das construções em áreas de risco, mas desta vez todos sabemos que foi uma catástrofe bem maior, atingindo áreas e casas em terrenos legalizados, inclusive sedes de bancos, prefeituras e centro cívico de cidades. Acho que o CAU deve propor sim ações de adoção de casas, e auxilio na reconstrução, articulando pessoas e entidades. Está falando que o prefeito deve procurar o CAU? KKK….O que nós esperamos é que o CAU PROCURE os prefeitos e mova uma ação solidária!!! Isso sim…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Incêndio na Pousada Garoa

CAU/RS em defesa do patrimônio gaúcho

Posicionamento do CAU/RS sobre instabilidade no SICCAU

Pular para o conteúdo