Nota Pública

Incêndio na Pousada Garoa

Diante do incêndio ocorrido na Pousada Garoa, na manhã desta sexta-feira (26), em Porto Alegre, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) registra sua solidariedade aos parentes e vítimas da tragédia, desejando a pronta recuperação dos sobreviventes.

Entendemos que a atenção de toda a sociedade deve se focar na recuperação e diminuição da dor dos envolvidos nesta tragédia, e nos colocamos à disposição das autoridades para auxiliar no que for possível neste momento.

Todavia, como Conselho Profissional, é primordial lembrarmos sobre a importância de Planos de Prevenção Contra Incêndio (PPCI), para que tragédias como esta não se repitam.

Precisamos falar sobre o fato da Lei Kiss ter cumprido dez anos sendo aplicada apenas parcialmente, por força de sucessivos adiamentos que postergaram sua aplicação integral.

Da mesma forma, alertamos para a importância de que o licenciamento de qualquer atividade seja feito por profissionais qualificados, que possam assegurar o atendimento de padrões mínimos de segurança contra incêndios e de habitabilidade.

Tragédias como a da Boate Kiss e da Pousada Garoa seguirão acontecendo se as autoridades continuarem adiando esse debate.

 

Andreá Hamilton Ilha

Presidenta CAU/RS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Pela qualidade do ensino presencial

Enchentes no Rio Grande do Sul

CAU/RS em defesa do patrimônio gaúcho

Pular para o conteúdo