Institucional

CAU/RS cria Comissão de Ações Afirmativas

Objetivo é mapear gargalos da profissão para o Conselho ser mais diverso e inclusivo.

As plenárias do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) são um momento de encontro e troca entre os conselheiros da gestão. Em 2023, as reuniões mensais serão realizadas na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs). 

A primeira do ano aconteceu em 27 de janeiro, e a pauta do dia teve alguns destaques. O julgamento de dois processos éticos resultou na suspensão de dois profissionais, por 360 e 240 dias, respectivamente. Além disso, o plenário aprovou por unanimidade uma nova normativa de processos éticos, destacando o trabalho de todos os conselheiros em conjunto com a Comissão de Ética e Disciplina. 

Foi votada também a recomposição de algumas comissões, bem como definidos os integrantes da Comissão Temporária de Ações Afirmativas. Outro destaque foi a definição de um novo concurso público para funcionários do CAU/RS, o qual deve ser homologado no segundo semestre de 2023.

Projetos especiais

A cada ano, o plenário também aprova uma série de iniciativas que representam projetos especiais do Conselho, dedicadas a pautas como valorização profissional, patrimônio, qualidade do ensino, entre outras. Nesta edição, foram aprovados oito planos de trabalho de projetos especiais. Confira:

  • Lei Geral de Proteção de Dados
  • Publicação do livro “Por um conceito atualizado de Arquitetura”, de Edgar Graeff
  • Diversidade e Inclusão
  • CAU/RS no Interior
  • Gestão Documental
  • História Oral
  • Melhorias em Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação
  • Promoção da Arquitetura e Urbanismo nos Escritórios Regionais

Antes do encerramento, dois momentos importantes também se destacaram na pauta do dia. A primeira foi a apresentação do relatório de atividades  de 2022 de cada uma das sete gerências que compõem o CAU/RS: Jurídico, Atendimento, Fiscalização, Comunicação, Administrativo Financeiro, Secretaria Geral e Gerência Geral. Foi um momento de troca com os conselheiros sobre as principais realizações do último ano.

Por fim, um momento de reflexão marcou o término da reunião, quando foi lembrado os dez anos do incêndio da boate Kiss, ocorrido em 27 de janeiro de 2012, em Santa Maria. Foi aprovada uma manifestação do CAU/RS em solidariedade às famílias vítimas da tragédia. 

MAIS SOBRE: inclusão Plenária

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/RS cria Comitê e inicia ações de auxílio aos desabrigados

É de fora do estado? Veja como ajudar o Rio Grande do Sul

Saiba como ajudar os municípios atingidos pelas fortes chuvas no estado

Pular para o conteúdo