Institucional

CAU/RS sedia 14ª Reunião do Fórum das Entidades de Arquitetura e Urbanismo

A situação do Vale do Taquari e as ações já realizadas pela reconstrução dos municípios abriram o debate.
Reunião com representantes de entidades de Arquitetura e Urbanismo: Fórum das Entidades.

Na tarde desta quinta-feira, 26 de outubro, foi realizada a 14ª Reunião do Fórum das Entidades de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul. O encontro foi realizado na cobertura do prédio sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), em Porto Alegre. 

Conduzida pela vice-presidente do CAU/RS, Andréa Ilha, a reunião iniciou com uma apresentação das entidades. Em seguida, o arquiteto e urbanista Guilherme Osterkamp, professor e coordenador do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU) da Univates, relatou a situação do Vale do Taquari e as ações já realizadas em parceria com instituições públicas e com o Conselho. Houve um breve debate sobre as emergências climáticas e a atuação da categoria nas ações de prevenção e reconstrução das áreas atingidas pelas fortes chuvas ocorridas em setembro no Rio Grande do Sul.

“A falta de planejamento é um descaso que se tem com a situação das bacias hidrográficas”, comentou Fausto Leiria, Assessor de Relações Institucionais e Governamentais do CAU/RS. “É importante que as pessoas vejam os arquitetos e urbanistas como os profissionais que devem estar à frente dos planos diretores e dos planos de emergência”, destacou Gislaine Saibro, representante da Associação de Arquitetos de Interiores do Rio Grande do Sul (AAI/RS Brasil). “O papel do CAU é articular e dar suporte para que as entidades atuem nos territórios. O Conselho consegue reunir as informações e amarrar as pontas entre o estado e os municípios”, salientou Andréa.

As arquitetas e urbanistas Vivian Magalhães, da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Pelotas (AEAP), e Bernadete Longhi de Castro, da Associação de Engenharia e Arquitetura de Canoas (SEACA), foram eleitas representantes, titular e suplente, respectivamente, do Fórum de Entidades no Colegiado de Entidades de Arquitetura e Urbanismo do CAU/RS (CEAU). O encontro encerrou com a definição do calendário para 2024, proposição de estrutura de temas para debate no próximo ano e informes gerais.

Além das entidades já citadas, também participaram os arquitetos e urbanistas Jenifer Petry Vescia (IAB RS – Núcleo Santa Maria), Nathália Pedrozo Gomes (IAB RS), Cristiane Bisch Piccoli (AEmPRO RS), José Daniel Craidy Simões (ICOMOS Brasil – Núcleo RS), Franciele Mantovani (SEASE), Simone Alves Amaral (SEASOP), Marcos Ratnieks Barbedo (ABDEH/RS), Marta Cristina Galafassi (AFEA), Melina Monks (IAB RS – Núcleo Pelotas), Liane Friedrich (IAB RS – Núcleo Rio Grande), Fabio Cassal (AEMO), Orildes Tres (SEAAQ) e Patrícia Pasini (IAB RS – Núcleo Região dos Vinhedos).

 

Sobre o Fórum

Criado em 2018, o Fórum reúne entidades exclusivas e mistas, representantes de arquitetos e urbanistas em todo o Rio Grande do Sul, além daquelas que compõe o Colegiado (CEAU-CAU/RS): Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS), Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS) e Associação de Arquitetos de Interiores (AAI Brasil/RS). Com o Fórum, a presença do CAU/RS foi ampliada no estado a partir de ações descentralizadas e abrangentes por meio de parcerias institucionais.

Uma resposta

  1. Ressaltou muito bem a valorização dos arquitetos e urbanistas. Que devem estar a frente dos planos diretores e planos de emergência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Saiba como ajudar os municípios atingidos pelas fortes chuvas no estado

CAU/RS participa de reunião com entidade de Capão da Canoa

Saúde mental em pauta 

Pular para o conteúdo