Centro de Memória

Centro de Memória do CAU/RS realiza atividade sobre educação patrimonial para crianças

A convite da escola Hub de Porto Alegre, o CAU/RS desmistificou o que é patrimônio, memória e preservação em uma ação educativa e experimental.

No dia 20 de março, o Centro de Memória do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) recebeu o convite da professora Lidiane Martins da Escola Hub para participar da atividade “Conversa com Especialista”. Alunos de 8 à 11 anos de idade da turma “Agrupada 2” escolheram aprender sobre Patrimônio no mês de março e o CAU desenvolveu a atividade com muita honra e empolgação.

A museóloga Bárbara Hoch e a arquiteta e urbanista e conselheira Carline Carazzo ministraram uma atividade educativa de sensibilização e educação patrimonial produzida para a escola. As profissionais levaram para os pequenos temas como: patrimônio material, patrimônio imaterial, memória coletiva e preservação, além de destacar o papel dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo na área.

A atividade com o público infantil foi um passo importante para o desenvolvimento do setor educativo do Centro de Memória, que anteriormente já desenvolvia Caminhadas do Patrimônio para um público de jovens e adultos. Para a instituição museológica, realizar atividades de educação patrimonial para crianças em idade escolar foi fundamental e é indispensável para o desenvolvimento de uma consciência cidadã ainda na infância.

Bárbara e Carline ainda esclareceram curiosidades como “Por que patrimônio é patrimônio?”; “Quem decide o que é patrimônio? A sociedade!” e “Quem trabalha com patrimônio”. Cópias de objetos do Centro de Memória, como as pranchas do Hotel Majestic (atual Casa de Cultura Mario Quintana) foram expostas na sala de aula para aproximar os alunos do universo da arquitetura e da temática.

Ao final, foram distribuídos gibis da Turma da Mônica, do projeto “CAU Educa”, iniciativa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) com parceria do Instituto Maurício de Sousa e da Unesco, para difundir o conteúdo relacionado à valorização do patrimônio cultural.

A partir da atividade, a turma Agrupada 2 então se dedicou a entender a importância do assunto e a professora Lidiane manifestou seu apreço perante à ação educativa. “Que tarde emocionante! Cheia de perguntas, risadas e pensamentos mirabolantes. Nossa gratidão imensa por estas duas profissionais que nos ajudaram a construir”, comentou a educadora.

Uma resposta

  1. BOA NOITE.
    CAROS AMIGOS(AS) E COLEGAS DO “CAU/RS”.
    PARABENIZO A TODOS DO “CAU/RS”.
    DA MESMA FORMA,A DIRETORIA E PROFESSORES DA “ESCOLA -HUB”.
    AOS ALUNOS QUE FORAM RECEPTIVOS,A ESTA INICIATIVA,QUE CREIO QUE SEJA PIONEIRA.
    NÃO RECORDO EM MEUS “40 ANOS DE GRADUAÇÃO”,E VIVÊNCIA JUNTO AO “IAB”,SAERGS”,QUE HOUVESSE GESTO SEMELHANTE.
    ALI ENTRE OS JOVENS ALUNOS,DA “ESCOLA HUB”,POSSO AFIRMAR,QUE AO PASSAR DOS ANOS,TEREMOS BONS ARQUITETOS(AS). COMO EX-PROFESSOR,ARQUITETO E URBANISTA,SINTO-ME HONRADO,EM FAZER ESTE REGISTRO.FRATERNO ABRAÇO.SAÚDE E PAZ.ARQ.URB.WILLIAM CUNHA PUPE-CAU/RS A10912-6 – arquitetopupe@yahoo.com.brarquitetopupe52@gmail.com – (51)984075591 -POA/RS/BR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Centro de Memória do CAU/RS: pioneirismo na gestão da informação da arquitetura gaúcha

Acervo digital reúne fichas de exemplares da Arquitetura Moderna e Contemporânea do Rio Grande do Sul

Pular para o conteúdo