Nota de Pesar

Clovis Ilgenfritz da Silva: três anos de saudade

Zezéu Ribeiro e Clovis Ilgenfritz da Silva | Foto: Divulgação

Visionário, pioneiro, inquieto, amigo, companheiro. Não são poucas as palavras que podem ser usadas para descrever o arquiteto e urbanista Clovis Ilgenfritz da Silva, que batalhando pelas causas que acreditava acabou por entrar para a história da Arquitetura e Urbanismo no Brasil. No dia 23 de novembro de 2019, despedimo-nos de um dos criadores da Lei de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) – Lei nº 11.888/2008. Clovis também foi fundamental para a fundação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo e sempre contou com muito orgulho a ligação recebida do então presidente, Luís Inácio Lula da Silva, após o ato de assinatura da criação da Lei do CAU (Lei nº 12.378/2010), para felicitar o arquiteto pelo empenho e conquista do tão sonhado Conselho Profissional. Clovis é pai de três filhos, sendo um deles Tiago Holzmann da Silva, atual presidente do CAU/RS.

Em 21 de novembro de 1949 nascia o baiano, natural de Salvador, Zezéu Ribeiro, político que atuou junto de Clovis para aprovar a Lei de ATHIS. Zezéu faleceu em fevereiro de 2015. Os dois tiveram trajetórias muito parecidas: foram sindicalistas (presidiram sindicatos no Rio Grande do Sul e na Bahia); atuaram no Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), no Sindicato dos Arquitetos, na Federação Nacional dos Arquitetos; foram fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), da Central Única dos Trabalhadores (CUT); foram eleitos vereadores (Clovis por quatro mandatos e Zezéu por três) e, depois, os dois se elegeram deputados federais.

O legado deixado por eles é imenso, mas para a Arquitetura e Urbanismo e para a população de baixa renda, em especial, é por meio da Lei de ATHIS que as famílias mais carentes podem obter assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de melhorias habitacionais. Garantia de saúde pública, de qualidade de vida, de bem-estar social para brasileiros e brasileiras, além de trabalho, democratização do acesso e valorização profissional para arquitetos e arquitetas e urbanistas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Sarah Silva Domingues

Mariano Arana

Vera Fabricio Carvalho

Pular para o conteúdo