Ações Afirmativas

Confira as ações que reforçam o compromisso do CAU/RS com o 8M o ano todo

O Dia Internacional da Mulher marca a luta de todas as mulheres por mais justiça, equidade e dignidade. As nações travam diferentes batalhas contra as graves diferenças de gênero existentes entre homens e mulheres, ainda mais quando o recorte de raça é colocado na balança.

As disparidades existem também nas profissões e se refletem na forma como as políticas profissionais e educacionais se articulam no país. Por isso, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) criou a Comissão Temporária de Equidade de Gênero (CTEG), promoveu eventos como o Workshop Cenários Possíveis e o Ciclo de Debates Cidades Inclusivas para as Mulheres, e fortaleceu os debates sobre gênero, raça e diversidade no CAU/RS.

Uma importante iniciativa foi a criação do selo para combater o assédio em local de obra. O adesivo é aplicado pela equipe do CAU Mais Perto após a fiscalização e incentiva a realização de denúncias para o número 180. “Violência contra as mulheres não tem desculpa. Tem lei!” é a frase em destaque no selo.

Além disso, materiais produzidos por instituições parceiras, que destacam o protagonismo de profissionais de Arquitetura e Urbanismo na criação ou transformação de espaços melhores para mulheres, e consequentemente para toda a comunidade, também recebem o apoio do Conselho. É o caso da cartilha Parques para Todas e Todos com propostas de infraestruturas urbanas atentas a gênero.

As ações de ATHIS do CAU/RS propõe melhorias habitacionais para famílias de baixa renda. No Brasil, a maior parte da população tem uma mulher como chefe de família. Confira as últimas notícias relacionadas aos programas e ações de Assistência Técnica desenvolvidas pelo Conselho: caurs.gov.br/athis.

As ações da CTEG, Comissão agora já encerrada, serão organizadas e implementadas em três eixos: organizacional, voltado aos funcionários e conselheiros do CAU/RS; profissional, direcionado atividades que impactam a Arquitetura e Urbanismo e o eixo sociedade, que prevê um alcance mais amplo, além da profissão. O plano de ações será idealizado junto à Comissão de Organização e Administração (COA), com previsão de conclusão até o fim de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Estudantes e profissionais debatem cidades acolhedoras para mulheres 

Cidades para mulheres é tema de evento na UFRGS

Para entender o Brasil e a profissão: referências literárias

Pular para o conteúdo