Institucional

Conheça a Comissão Temporária de Políticas Afirmativas do CAU/RS

A CTPAF foi instituída em 29 de janeiro e terá duração de seis meses, prorrogáveis por mais seis.

A Comissão Temporária de Políticas Afirmativas (CTPAF) do CAU/RS tem como diretriz dar continuidade no debate e realização de ações de políticas para minorar a desigualdade política, social e econômica entre grupos minorizados na Arquitetura e Urbanismo. A Comissão foi criada pela Deliberação Plenária nº 1743/2024 e, enquanto Temporária, terá duração de seis meses, renováveis por mais seis.

Entre os objetivos da CTPAF-CAU/RS estão:

  • Elaborar evento focado em ações afirmativas, diversidade e inclusão a ser realizado em 2024;
  • Auxiliar na execução de ações afirmativas, diversidade e inclusão nos demais eventos promovidos pelo CAU/RS;
  • Revisar e retomar a campanha contra assédio em obras;
  • Participar do Colegiado de Coordenadores, a fim de debater ações afirmativas, diversidade e inclusão juntos às IES;
  • Promover palestras para docentes e discentes junto às Instituições de Ensino Superior (IES) discussões temáticas sobre as ações afirmativas e o ensino da Arquitetura e Urbanismo;
  • Auxiliar na abordagem de valorização de arquitetos e arquitetas de grupos minorizados junto ao Centro de Memória do CAU/RS.

 

Comissão Temporária de Políticas Afirmativas (CTPAF)

  • Coordenação: Thaise de Oliveira Machado
  • Coordenação Adjunta: Carlos Eduardo Iponema Costa
  • Carline Luana Carazzo
  • Sherlen Cibely Rodrigues Borges
  • Luís Henrique Brock

 

Apresentação

Thaise de Oliveira Machado – Graduada pelo UniRitter, especialista em Assistência Técnica, Habitação e Direito à Cidade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Designer de Interiores pela Escola Técnica Estadual Senador Ernesto Dornelles (ETESED). Esteve membra do Comitê do 7° Prêmio de Arquitetura do Instituto Tomie Ohtake e Akzo Nobel. Na graduação, foi Diretora durante duas gestões na Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA), como Diretora de Relações Externas e Diretora da Regional Sul, sendo cofundadora do primeiro Coletivo de Negras e Negros da FeNEA.

Carlos Eduardo Iponema Costa – Arquiteto e Urbanista graduado pela UniRitter. Mestre em Avaliações de Impactos Ambientais, especialista em engenharia e arquitetura hospitalar. Atua profissionalmente como arquiteto concursado há 13 anos na Secretaria de Obras Públicas do Estado do RS, com ênfase em Arquitetura de Segurança Pública. Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniftec, atua com projetos e obras de clínicas de saúde e residências. Foi professor da Escola Técnica Parobé (2011 a 2013) e Coordenador da Comissão Temporária de Ações Afirmativas do CAU/RS (2023).

Carline Luana Carazzo – Arquiteta e Urbanista pela Unisinos, especialista em Cidades – Gestão Estratégica do Território Urbano pela mesma universidade. Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (UDESC) e doutoranda no PósARQ/UFSC, foi cofundadora do coletivo Interventura Urbanismo Colaborativo. Trabalhou em projetos arquitetônicos na área hoteleira, institucional e residencial, além de execução de obras. Atua em planejamento urbano, educação patrimonial, inventários participativos e metodologias colaborativas, tanto em sua empresa como em colaboração com diversos outros escritórios. Tem interesse na área de Patrimônio Histórico, Direito à Cidade, Planejamento Urbano, Gênero e Diversidade no Meio Urbano.

Sherlen Borges – Arquiteta e urbanista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2020). Mestranda e pesquisadora em Planejamento Urbano e Regional pela mesma Universidade (2023). Possui experiência profissional no ramo da arquitetura, com interiores e arquitetura hospitalar. Atualmente atua profissionalmente na área do Planejamento Urbano com ênfase em questões de raça e na luta por moradia, através da assistência técnica e da comunicação popular. Faz parte do Laboratório de pesquisa e estudos, Encruzilhada, que discute a temática de raça e cidade.

Luís Henrique Brock – Arquiteto e urbanista pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestrando em Arquitetura e Urbanismo. Atua como profissional liberal. Trabalha com eventos temporários e arquitetura efêmera, elaborando PPCI e complementares. É um profissional curioso por fotografia da arquitetura, gosta de estar envolvido com as questões da profissão e novas tecnologias aplicadas ao projeto arquitetônico. Homem cisgênero, gay e defensor da diversidade humana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Gestão 2024-2026 se reúne para Treinamento ao Plenário do CAU/RS

Pela primeira vez, mulheres ocupam presidências do CAU/RS e CREA-RS

II Seminário dos Colegiados inaugura eventos do ano

Pular para o conteúdo