Institucional

II Seminário dos Colegiados inaugura eventos do ano

Dezenas de profissionais de todo o estado acompanharam os dois dias de atividades no Centro Cultural da UFRGS.
Colegiados do CAU/RS reunidos no Centro Cultural da UFRGS | Foto: Feijão / CAU/RS

O II Seminário dos Colegiados do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) reuniu nos dias 25 e 26 de março estudantes, arquitetos e urbanistas e profissionais de outras áreas do conhecimento para acompanharem palestras, apresentações e reuniões sobre temas afins ao exercício profissional. Realizado no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, o evento inaugurou a maratona de eventos do CAU gaúcho em 2024.

A palestra “Cidade para todas: espaços acolhedores para mulheres” aconteceu na tarde de segunda-feira (25) e foi aberta a todo público interessado. Ministrada pela arquiteta e urbanista, professora e doutora em Planejamento Urbano e Regional Izabele Colusso, destacou alguns dados sobre segurança e governança pública, além de citar diretrizes de atuação profissional para espaços melhores para todas e todos.

Leia mais sobre a palestra

Na terça-feira (26), a presidenta do CAU/RS, Andréa Hamilton Ilha, fez a abertura do evento agradecendo a presença dos coordenadores de curso, representantes institucionais e de entidades profissionais. Em seguida, o Chefe de Gabinete Paulo Henrique Soares apresentou a estrutura organizacional do Conselho, alterada a partir do novo organograma aprovado no começo de 2024.

A Gerente de Estratégia, Josiane Bernardi, apresentou os projetos especiais e editais que serão lançados e colocados em prática pelo CAU/RS ainda este ano. Entre eles está a continuidade do Rumos da Arquitetura e Urbanismo, que percorre o interior do estado com palestras e oficinas para estudantes e profissionais.

Leia mais sobre os novos projetos especiais

No final da manhã, os conselheiros Carlos Eduardo Iponema (Coordenador adjunto) e Sherlen Borges, integrantes da Comissão Temporária de Políticas Afirmativas (CTPAF-CAU/RS), apresentaram a importância da discussão de ações e políticas de diversidade, gênero, raça e inclusão no Conselho, trouxeram exemplos de situações de contribuição da arquitetura para questões identitárias e sugestões de leituras sobre o tema. 

No turno da tarde, os Colegiados do CAU/RS – Coordenadores de Curso, Representantes Institucionais e Fórum de Entidades – foram conduzidos a salas separadas para as reuniões individuais de seus grupos. Paralelamente às reuniões, ocorreu uma visita guiada pelo Centro Cultural da UFRGS e à exposição de Oliveira Silveira, poeta negro brasileiro nascido em Rosário do Sul, no Rio Grande do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Gestão 2024-2026 se reúne para Treinamento ao Plenário do CAU/RS

Pela primeira vez, mulheres ocupam presidências do CAU/RS e CREA-RS

Conheça os novos projetos especiais aprovados pelo Plenário

Pular para o conteúdo