Institucional

Conheça a nova Comissão de Ensino e Formação do CAU/RS

As novas Comissões foram compostas em Reunião Plenária Extraordinária realizada em 04 de janeiro.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) é uma autarquia cujas funções são orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional. Isto torna-se necessário para proteger a sociedade do exercício profissional sem qualidade e sem os atributos legais para a sua prática. A origem destes problemas, entre outros, pode estar na falta de qualidade da formação. Desse modo, a Comissão de Ensino e Formação (CEF) trata das questões relacionadas ao ensino e à formação na graduação. São funções da CEF, estreitar as relações do Conselho com as instituições de Ensino Superior, para orientá-las e estimulá-las a tratarem as questões acadêmicas como um processo que se reflete diretamente na atividade profissional e na sociedade.

O novo coordenador da CEF-CAU/RS, Paulo Ricardo Bregatto, destaca a seguir alguns desafios para a gestão que inicia e defende: “Educação e mercantilização não podem andar juntas. Vaga para estudar não é mercadoria. Aluno não é cliente”.

  1. Trabalhar de forma colaborativa com o MEC, CNE, ABEA, FeNEA, Entidades, IES e coordenações de curso para a qualificação contínua do ensino e formação;
  2. Reforçar as ações de defesa da qualidade do ensino, acompanhando os critérios para abertura de novos cursos e a aplicação indiscriminada de Ensino a Distância (EaD);
  3. Incentivar a extensão universitária e a ampliação dos Escritórios Modelos;
  4. Demonstrar a inviabilidade legal e ética da atividade das Empresas Juniores e coibir suas atividades através da fiscalização;
  5. Incentivar a formação continuada e a residência técnica acadêmica;
  6. Fomentar junto a entidades e IES a oferta de cursos, seminários, treinamentos e palestras, estimulando a participação de profissionais e estudantes, reforçando as atribuições, campos de atividades, práticas e princípios éticos da profissão;
  7. Valorizar a atividade docente estimulando a formação continuada, valorizando professores(as) com experiência profissional em projeto e obra, bem como, metodologias e práticas inovadoras no ensino;
  8. Defender as políticas inclusivas de acesso ao Ensino Superior;
  9. Continuar atuante no debate, proposição e fiscalização das novas diretrizes curriculares (DCNs), como garantia legal de uma formação de qualidade.

 

Comissão de Ensino e Formação (CEF)

Titulares

  • Coordenação: Paulo Ricardo Bregatto
  • Coordenação Adjunta: Ana Paula Nogueira
  • Marcos Antônio Frandoloso
  • Rafael Ártico
  • Rinaldo Ferreira Barbosa

 

Suplentes

  • Guilherme Osterkamp
  • Juliana Duré
  • Ariane Pedrotti de Ávila Dias
  • Paulo Roberto Abbud
  • Miguel Antônio Farina

 

Apresentação | Titulares

Paulo Ricardo Bregatto – Arquiteto e urbanista (Ulbra, 1988), especialista em planejamento urbano e habitacional (Ulbra, 1989), mestre em arquitetura (PROPAR/UFRGS, 1996). Professor no curso de Arquitetura e Urbanismo da PUCRS desde 1999. Desenvolve prática privada no escritório BREGATTO Arquitetos Ltda. Autor de livros e artigos na área da Arquitetura e Urbanismo.

Ana Paula Nogueira – Doutoranda em Arquitetura pelo PROPAR/UFRGS. Mestre em Patrimônio Cultural (PPGPC/UFSM, 2011). Especialista em Gestão e Docência no Ensino Superior (Ulbra, 2020). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Ulbra Santa Maria (2008). Coordenadora e docente no curso de Arquitetura e Urbanismo da Ulbra Santa Maria desde 2012. Conselheira no Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Santa Maria (COMPHIC).

Marcos Antônio Frandoloso – Graduado na Universidade Federal de Pelotas (1986), mestre pelo PROPAR-UFRGS (2002) e Doutor Internacional em Energia e Meio Ambiente na Arquitetura pela ETSAB-UPC/Espanha (2018). É professor da Universidade de Passo Fundo e professor do PPGENG-UPF. Coordena o Projeto de Extensão Beira Trilhos e outras ações comunitárias. Atua como profissional liberal. Atualmente é representante da UPF no Conselho Municipal de Desenvolvimento Integrado e da Comissão Municipal de Mudanças Climáticas.

Rafael Ártico – Natural de Caxias do Sul, graduado em Arquitetura e Urbanismo (UFRGS, 2001), MBA em Gestão (FGV, 2011), mestre em Arquitetura (Unisinos, 2020) e sócio diretor da Uma Arquitetura. Professor de projeto arquitetônico, urbanístico, estrutura e tecnologia, além de orientações e bancas de TCC por mais de 10 anos.

Rinaldo Ferreira Barbosa – Natural de Tapes, graduado em Arquitetura e Urbanismo (UFRGS, 1987), especialista em Arquitetura de Interiores (UniRitter, 2001), mestre em Teoria, História e Crítica da Arquitetura (PROPAR/UFGRS, 2005). Atua na área de projetos arquitetônicos, residenciais e comerciais e de interiores desde 1987. Integra a Equipe do Patrimônio Histórico Cultural da Prefeitura de Porto Alegre (EPAHC). Faz parte do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Rio Grande do Sul (Saergs).

 

Conheça as novas Comissões do CAU/RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Gestão 2024-2026 se reúne para Treinamento ao Plenário do CAU/RS

Pela primeira vez, mulheres ocupam presidências do CAU/RS e CREA-RS

II Seminário dos Colegiados inaugura eventos do ano

Pular para o conteúdo