Institucional

Conheça os novos projetos especiais aprovados pelo Plenário

Os projetos foram aprovados na 154ª Plenária do CAU/RS.

Conselheiros e conselheiras aprovaram na 154ª Reunião Plenária do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) a execução de cinco novos projetos estratégicos especiais para o ano de 2024. São eles: 

  • Qualidade de ensino;
  • História oral da Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul;
  • Gestão de Documentos e Acervos;
  • Rumos da Arquitetura e Urbanismo;
  • Eu, arquiteto e urbanista, posso fazer.

A Plenária foi realizada no dia 25 de março, no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O local abrigará nos dias 25 e 26 o Seminário dos Colegiados do CAU/RS. A programação inclui a palestra sobre “Cidades para todas: espaços acolhedores para mulheres” e reuniões dos Colegiados de Coordenadores de Curso, de Representantes Institucionais e do Fórum de Entidades.

Projetos estratégicos

O projeto em defesa da Qualidade do ensino de Arquitetura e Urbanismo seguirá sendo uma prioridade do CAU/RS. Entre as missões estão desenvolver o Marco Teórico da Qualidade do Ensino com critérios e indicadores estabelecidos pelo Conselho, bem como estabelecer um projeto piloto para aferição junto aos cursos.

A memória da profissão deverá ser resgatada e registrada por meio do projeto História oral da Arquitetura e Urbanismo. O objetivo é entrevistar 12 profissionais com captação de áudio e vídeo, editar o material, transformar as entrevistas em textos editados, lançar e publicar a coleção no site do Centro de Memória do CAU/RS.

Também relacionado ao Centro de Memória, o projeto Gestão de Documentos e Acervos prevê a contratação de mão-de-obra especializada a fim de desenvolver estudos, modelos e metodologias para integrar a gestão de documentos e acervos do Conselho.

O Rumos da Arquitetura e Urbanismo, projeto itinerante iniciado em 2023, terá continuidade neste ano com Plenárias, Caminhadas do Patrimônio, palestras e oficinas em Capão da Canoa, Pelotas e Passo Fundo.

O projeto Eu, arquiteto e urbanista, posso fazer tem como objetivo estimular o conhecimento acerca dos serviços prestados pelos profissionais de Arquitetura e Urbanismo por meio de uma campanha de comunicação. 

Além da realização dos projetos estratégicos, o Plenário aprovou o Plano de Trabalho das Comissões Temporárias; os balancetes de novembro e dezembro de 2023; o encaminhamento dos relatórios e votos referentes a pedidos de isenção de Anuidade por doença grave; e o Calendário Geral do CAU/RS para 2024. 

Confira as imagens

Fotos: Feijão / CAU/RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Gestão 2024-2026 se reúne para Treinamento ao Plenário do CAU/RS

Pela primeira vez, mulheres ocupam presidências do CAU/RS e CREA-RS

II Seminário dos Colegiados inaugura eventos do ano

Pular para o conteúdo