Sem categoria

Debate sobre ATHIS e relação com a saúde abre curso de capacitação promovido pelo CAU/SC

Segunda edição do Curso de Capacitação em Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social ocorreu entre os dias 17 e 20 de setembro, em Florianópolis (SC).

Da esquerda para a direita: Claudia Poletto, conselheira do CAU/SC e coordenadora da comissão técnica de ATHIS; Daniela Sarmento, presidente do CAU/SC; Claudia Pires, coordenadora do curso pelo Instituto Educacional para a Conscientização e Realização de Políticas Públicas (MG); Simone Cynamon Cohen, pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Público do Instituto Osvaldo Cruz (RJ) e Tiago Holzmann da Silva, presidente do CAU/RS.

Na última semana, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC) promoveu a segunda edição do Curso de Capacitação em Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS), em Florianópolis (SC). O Gabinete de ATHIS do CAU/RS participou das oficinas e acompanhou a atuação das equipes técnicas presentes na programação do evento.

O presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, participou do seminário de abertura do curso em uma mesa de debates que tratou sobre “A Relação da Habitação Social com a Saúde”. Também participou da mesa a pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Simone Cynamon Cohen.

Dentre os principais temas debatidos durante esta edição do evento, destacam-se trabalho técnico social, regularização fundiária (Lei nº 13.465/2017), prática profissional, participação popular, formas de financiamento, honorários técnicos e contratos.

“A realização de cursos como este nos parece uma ação bastante assertiva considerando os desafios a serem enfrentados pelos profissionais nesses territórios, ao mesmo tempo que exige a capacidade de diálogo interdisciplinar para resolução das necessidades do habitar da população que vive em contexto de extrema vulnerabilidade”, destaca Sandra Helena Becker, arquiteta e urbanista do Gabinete de ATHIS do CAU/RS.

O objetivo dos cursos promovidos pelo CAU/SC é capacitar arquitetos, urbanistas, profissionais de órgãos públicos e agentes comunitários a desenvolver projetos em ATHIS com metodologia participativa através de ações concretas em comunidades do município. Nessa edição, cinco famílias do Maciço da Serrinha foram contempladas com projetos e acompanhamento de obras por equipes técnicas, visando melhorias habitacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo