Datas Especiais

Dia da Mulher: Seminário, lançamento de livro e conteúdos especiais

O Dia Internacional da Mulher é uma data importante para celebrar e reconhecer as lutas das mulheres para ampliar seus espaços e direitos na sociedade. Na década de 1950, as mulheres eram casos isolados nas faculdades. Exemplo disso é a arquiteta e urbanista Vera Fabricio Cardoso, que morreu em fevereiro de 2023. Graduada no Instituto de Belas Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1951, era o registro de nº 12 em todo o Brasil. Hoje, as mulheres são maioria não só entre as chefes de família, mas também entre os profissionais registrados no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

 

O direito de viver bem

O CAU/RS marca o Dia da Mulher nas redes sociais com uma frase da arquiteta e urbanista Stephanie Ribeiro. Ela foi um dos destaques da programação da Trienal de Arquitetura e Urbanismo realizada em Porto Alegre em novembro de 2022. Em sua palestra, realizada no Theatro São Pedro, ela comentou sobre o exemplo que se tornou pelo seu trabalho, em especial pelo reconhecimento recebido após se tornar apresentadora do Decora, no GNT: “Falar sobre casa, sobre o direito de viver bem, nunca vai sair de moda, sempre vai ser uma necessidade e isso sempre vai estar associado ao nosso trabalho”. Quando uma mulher vive bem, toda a família também vive. Confira a palestra na íntegra: 

 

 

Entre Arquiteturas, Cidades e Feminismos

“Entre Arquiteturas, Cidades e Feminismos” é uma coletânea produzida pelo Observatório Amar.é.linha, que tem se dedicado a discutir o papel e as relações entre arquitetura, mulher e cidade. São pesquisas teóricas ou práticas que transitam e integram o trabalho das pesquisadoras Maribel Aliaga e Carolina Pescatori da Universidade de Brasília (UnB)

O primeiro livro do Observatório tem como proposta mostrar a diversidade de abordagens que as pesquisas com recorte de gênero podem ter. A ideia principal desta publicação é trazer para a prática e a pesquisa em Arquitetura e Urbanismo o debate de gênero e suas muitas possibilidades ainda na formação de novas pesquisadoras, mostrando caminhos, abordagens, percursos e bibliografias, além de tratar, de maneira detida e particular, da presença de temas relacionados às mulheres nas casas e nas cidades. 

Clique para baixar o livro

 

 

Ações afirmativas e gênero em pauta

Compondo as programações do Dia da Mulher, o Seminário de Ações Afirmativas, promovido pelo CAU/RS nos dias 06 e 07 de março, pautou, entre outros assuntos, a presença das mulheres no mundo do trabalho e na sociedade como um todo. A sessão “Ações afirmativas e as influências no cotidiano”, ministrada pela arquiteta e urbanista, professora e pesquisadora, atuante na FAUUSP e coordenadora do Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade (LabCidade), Paula Freire Santoro, trouxe à tona reflexões acerca da conquista do espaço feminino na profissão. As palestras do Seminário de Ações Afirmativas contaram com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do CAU/RS, e estão disponíveis para assistir a qualquer momento.

Acesse a playlist completa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Por que implantar políticas afirmativas para as mulheres?

Dia Mundial das Cidades: uma data para ressaltar o valor da Arquitetura e Urbanismo

Saúde mental no ensino da Arquitetura e Urbanismo: como os futuros profissionais estão se cuidando?

Pular para o conteúdo