Sem categoria

ATHIS e Direito à Moradia – O déficit habitacional e o acesso à terra

O terceiro painel do 1º Seminário de ATHIS trouxe casos dos estados do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul.

O arquiteto e urbanista Ricardo Gouvêa trouxe casos do Rio de Janeiro.

“O que gera participação é a informação”, garantiu o gerente-geral do CAU/RJ e integrante da Fundação Bento Rubião (Rio de Janeiro/RJ), Ricardo de Gouvêa Corrêa, ao apresentar o programa “Terra e Habitação”, voltado à divulgação, defesa e implantação do direito à moradia digna à população de baixa renda. Ricardo falou também sobre a importância das cooperativas de produção no setor da Construção Civil e os desafios e lições aprendidas por meio da participação na Fundação Bento Rubião, Organização Não Governamental (ONG) sem fins lucrativos que atua com direitos humanos no Rio de Janeiro.

Em seguida, o engenheiro civil Luciano Varella, da Procuradoria de Assistência e Regularização Fundiária (PARF) de Porto Alegre, falou sobre a Regularização Fundiária Urbana (REURB). “A qualificação é extremamente importante para as pessoas serem assessoradas com qualidade e ter direito à propriedade garantida”, afirmou.

Assista ao vídeo completo do Painel 3: ATHIS e Direito à Moradia – O déficit habitacional e o acesso à terra.

Sobre o evento

Com o propósito de debater exemplos de sucesso e identificar os desafios para a implantação da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) no Rio Grande do Sul, o 1º Seminário de ATHIS reuniu grandes nomes da arquitetura nacional e do poder público em Porto Alegre, nos dias 12 e 13 de março.

 

MAIS SOBRE: CAU/RS ATHIS REURB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo