Sem categoria

Editais do TJRS e da prefeitura de Eugênio de Castro incluem arquitetos e urbanistas após atuação do CAU/RS

A inclusão ocorreu após a ação de fiscalização do CAU/RS.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) realizou mais duas importantes conquistas a partir da Fiscalização de Editais com a equipe do CAU Mais Perto. A primeira ocorreu no começo de agosto, na Tomada de Preços que previa a construção de pórtico na cidade de Eugênio de Castro. O edital da Prefeitura Municipal não havia restrição direta à participação de arquitetos e urbanistas, mas apresentava limitações quanto a Certidões de Acervo Técnico (CAT) emitidas apenas pelo CREA-RS. Após a atuação do CAU/RS, foi emitida uma errata informando o aceite de Certidões do CAU/RS.

Na última semana, outra importante vitória foi possível após a impugnação de edital do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS), acatando o pedido do CAU/RS com publicação de errata. O RDC 05/2020 passou a incluir arquitetos e urbanistas no edital de reforma da iluminação do Palácio da Justiça, serviço orçado em R$ 1.096.298,63.

 

Cada arquiteto um fiscal da profissão

Em 2019, o CAU/RS lançou a campanha Cada arquiteto um fiscal da profissão, que incentiva a realização de denúncias por parte da população e dos arquitetos e urbanistas. As ações de rotina de fiscalização crescem a cada ano que passa (cerca de 200% no comparativo entre 2017 e 2019), principalmente por meio do trabalho da equipe do CAU Mais Perto. Com o apoio da população, o objetivo é aumentar também o número de denúncias cadastradas. Saiba mais.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo