O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) instituiu a Comissão Especial de Políticas Afirmativas (CPA-CAU/RS) como comissão permanente. A decisão foi oficializada pela Deliberação Plenária nº 1951/2025, garantindo mais autonomia e condições de desenvolver projetos de longo prazo.
A CPA surge da experiência da comissão temporária, que, entre 2024 e 2025, realizou ações pioneiras e de grande impacto. Entre elas, destacam-se o ciclo de palestras “Arquitetura e Urbanismo para quem? – um ciclo de debates necessários e transformadores” (leia mais) e a Caminhada do Percurso Negro em Porto Alegre (saiba mais).
A nova comissão tem como objetivo promover diversidade, inclusão e equidade na Arquitetura e Urbanismo, enfrentando desigualdades sociais, raciais e de gênero. A iniciativa também alinha o Conselho às diretrizes do CAU/BR, consolidando a pauta das políticas afirmativas como permanente dentro da instituição.
A coordenadora da CPA, Carline Carazzo reflete sobre a importância da Comissão:
“A Comissão Especial de Políticas Afirmativas busca tornar permanente a pauta da diversidade e da equidade na profissão, enfrentando desigualdades estruturais e valorizando a produção de grupos historicamente invisibilizados, como mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência — além da promoção de serviços de arquitetura e urbanismo acessíveis e inclusivos para todos e todas.”
Com a institucionalização da CPA, o CAU/RS reafirma seu compromisso em construir cidades mais inclusivas, acessíveis e representativas para toda a sociedade.
Conheça os membros da Comissão Especial de Políticas Afirmativas (CPA)
Titular: Carline Luana Carazzo — Coordenadora
Suplente: Francieli Franceschini Schallenberger
Titular: Mayara Godoi Damian — Coordenadora adjunta
Suplente: Victor Castro
Titular: Carlos Eduardo Iponema Costa
Suplente: Luís Henrique Brock
Titular: Rafaela Ritter dos Santos
Suplente: Marta Pillar Kessler
Titular: Isabel Cristina Valente
Suplente: Sherlen Cibely Rodrigues Borges
