Getting your Trinity Audio player ready...
|
Obra de autoria da arquiteta e urbanista Marilei Elisabeth Giordani foi selecionada no Edital de Livros de 2016 e publicada em parceira com o CAU/RS.
Um dos objetivos do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) é promover a Arquitetura e Urbanismo por meio da experiência, da pesquisa e da literatura. Para isso, o CAU/RS já realizou três edições do Edital de Publicações, e promove a quarta edição em 2022. Em 2016, um dos selecionados para publicação foi o livro Paisagem Cultural Vitícola, de autoria da arquiteta e urbanista Marilei Elisabeth Giordani.
A obra entende a paisagem do título como a expressão do trabalho de homens e mulheres sobre o território produtivo, que imprimem sua identidade cultural e que marcam o lugar ao longo do tempo. A partir disto, demonstra as alterações históricas causadas pela urbanização crescente e potencializada pelo aumento do valor das terras, o que pode ocasionar a perda dos valores culturais da região.
Além disso, o livro se propõe a apontar a necessidade de que se adote uma visão de futuro sensível à preservação do legado cultural presente nessa paisagem vitícola singular. “A pesquisa traz novos paradigmas para os contextos da Arquitetura e Urbanismo, uma vez que o Estatuto da Cidade estabelece novas normativas para a urbanização também de áreas rurais, e o turismo é uma atividade importante desses lugares, que deve estar fundamentado nos valores culturais que constroem a identidade local”, explica a autora.
De acordo com ela, o material é recomendado para todos, pois faz uma linha do tempo da história produtiva vitivinícola e demonstras as transformações no decorrer das ultimas décadas. “Hoje a leitura é ainda mais atual, considerando que desde março de 2022 debates significativos têm ocorrido nessa área, já que grandes empreendimentos de turismo pretendem se estabelecer no Vale dos Vinhedos e podem ocasionar sensíveis alterações no território e na paisagem vitícola“, destaca Marilei.
Acesse o livro clicando aqui!