Prêmio CAU/RS

Noite de homenagens, lembranças e emoções

Posse da nova gestão e premiações marcaram Noite da Arquitetura.

Uma noite para ficar na história! Organizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), a Noite da Arquitetura foi uma grande celebração para arquitetos e urbanistas, estudantes e profissionais, e toda a sociedade. O evento começou com a posse da gestão eleita para o triênio 2024-2026 e encerrou com a premiação das entidades que compõem o Colegiado das Entidades Estaduais de Arquitetos e Urbanistas (CEAU-CAU/RS).

“É uma alegria muito grande poder reunir amigos e colegas em um local tão especial”, iniciou o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, ao declarar aberta a 30ª Reunião Plenária Extraordinária, momento que marcou a assinatura dos termos de posse dos conselheiros eleitos para a gestão 2024-206. Em sua fala, Tiago  parabenizou o quadro de funcionários do Conselho, agradecendo os gerentes e suas equipes pelo trabalho realizado no período em que presidiu o CAU/RS, respectivamente a 3ª e 4ª gestão. Relembrou algumas realizações dos últimos seis anos, sobretudo ações em nome da valorização da profissão. “A luta pela formação do CAU data de 1950, mas ainda que sejamos um conselho jovem – temos apenas 13 anos – somos um dos poucos que realmente pode pugnar pela profissão”, destacou. “Atuar em defesa da qualidade da Arquitetura e Urbanismo é algo feito todos os dias, sinto muito orgulho do que fizemos nos últimos seis anos e sei que o Conselho realizará muito mais”, finalizou Tiago.

Realizado no Salão Nobre da Catedral Metropolitana de Porto Alegre, o evento também foi o momento de revelar o grande vencedor do Prêmio Destaque Iran Fernando da Rosa, eleito por votação aberta ao público entre os dias 05 e 15 de dezembro. O agraciado foi o vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Décimo, vencedor na categoria Poder Público (Pessoa Física), pelo projeto “Distrito Criativo Centro – Gare“. Ele é coordenador da iniciativa que está transformando o Centro Histórico da cidade em um lugar de convivência e desenvolvimento sustentável, a partir do fomento de iniciativas relacionadas à economia criativa. A missão do projeto é aproximar e potencializar atores de diferentes esferas, para atuar coletivamente na geração de valor para o território, garantindo coesão e continuidade nas ações para o Distrito Criativo.

“Estou imensamente honrado, este prêmio precisa ser divido com muitas pessoas, instituições, entidades e coletivos. O movimento do Distrito Criativo começou com uma busca ativa por identificar os desafios daquele território na cidade de Santa Maria, e temos feito isso desde 2021. O mais importante é que todos apreciem e desfrutem do local”, declarou Rodrigo Décimo.

Em 2023, o patrono escolhido para o Prêmio CAU/RS é o arquiteto e urbanista Iran Fernando da Rosa (in memoriam). Natural de Porto Alegre e formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1997, Iran foi um arquiteto multifacetado em sua atuação, uma espécie de “renascentista moderno”, que trabalhava a arquitetura efetivamente como um campo da cultura e transitava com facilidade pelas artes visuais, música, dança, teatro, design e gastronomia. “Iran faz muita falta no nosso dia a dia”, relembrou o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva.

 

CONFIRA OS VENCEDORES DO 5º PRÊMIO CAU/RS

 

Outro momento de destaque foi a entrega do prêmio aos vencedores da 2ª Edição do Concurso de Fotografia CAU/RS. Foram mais de 350 inscrições, com registros feitos em diferentes municípios gaúchos. Sob o tema “Patrimônio Cultural Edificado do Rio Grande do Sul em Art Déco”, os 12 vencedores terão suas fotos incluídas no Calendário Oficial de 2024.

O encerramento da noite ficou por conta da entrega das tradicionais premiações do IAB RS (Prêmio José Albano Volkmer), da AAI Brasil-RS (Prêmio AAInteriores) e do SAERGS (Prêmio Arquiteto do Ano), entidades que compõem o o Colegiado das Entidades Estaduais de Arquitetos e Urbanistas (CEAU-CAU/RS).

Veja algumas fotos dessa noite inesquecível:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Conheça os vencedores da 5ª edição do Prêmio CAU/RS

Prêmio CAU/RS 2023: vote no Prêmio Destaque!

Período de indicações aberto, participe!

Pular para o conteúdo