Nota de Pesar

Nota de pesar – Luiz Antonio Machado Verissimo

 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) informa com pesar o falecimento do arquiteto e urbanista Luiz Antonio Machado Verissimo. Ele nasceu em Cruz Alta, em 1945, mas residia em Pelotas, onde foi Secretário de Planejamento e Urbanismo na gestão de 1969. Atuou como professor nos cursos de Edificações da Escola Técnica de Pelotas, de 1969 a 1971, e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), de 1972 a 2015, e da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), de 1991 a 2011, também coordenando os cursos de Arquitetura e Urbanismo das referidas universidades.

Verissimo graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1968. Tinha especialização em Metodologia de Projetos de Desenvolvimento Urbano pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), em Desenho de Interiores pela Universidade de Salamanca, na Espanha.

Foi sócio-fundador e presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Pelotas (AEAP) e conselheiro do CREA-RS. No CAU/RS, foi conselheiro na gestão fundadora (2011-2014), atuando como Coordenador Adjunto da Comissão de Ensino e Formação. Na segunda gestão (2015 à 2017), foi Coordenador da mesma Comissão.

Atualmente, era conselheiro suplente do CAU/RS, contribuindo com as demandas relacionadas ao ensino e à formação de novos arquitetos e urbanistas. No Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS), coordenava o Núcleo do Pelotas. Possuía escritório próprio desde 1969.

“O Veríssimo é um exemplo de generosidade e comprometimento para todos arquitetos. É professor reconhecido no carinho de seus ex alunos, referência de formação em Pelotas e na região sul. Também foi liderança relevante de nossas entidades de classe e grande parceiro CAU, onde foi um lutador pela aprovação da lei e um de seus mais destacados dirigentes, dedicados ao tema do ensino e formação. O ‘deputado’, como chamávamos carinhosamente, era divertido, animado, atento e sempre disposto as boas lutas da profissão e as causas justas dos arquitetos e urbanistas. Vai fazer falta.” Tiago Holzmann da Silva – Presidente do CAU/RS

 

 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Sarah Silva Domingues

Mariano Arana

Vera Fabricio Carvalho

Pular para o conteúdo