Sem categoria

Sucesso no lançamento dos novos títulos da série Coleções CAU/RS durante a Feira do Livro de Porto Alegre

Na sessão de autógrafos, publicações do CAU/RS foram distribuídas gratuitamente na 65ª Feira do Livro de Porto Alegre.

O presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, reunido com os autores das novas Publicações do CAU/RS

Na última sexta-feira (15/11), ocorreu a sessão de autógrafos das obras selecionadas no Edital de Livros de 2016 (Chamada Pública nº 01/2016), realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Quem não pode estar presente no evento mas tem interesse nos livros pode retirar as publicações na sede do CAU/RS, em Porto Alegre (Rua Dona Laura, nº 320 – 14º andar).

As publicações foram finalizadas por meio de um termo de colaboração assinado com a Câmara Rio-Grandense do Livro. Saiba mais sobre cada uma delas:

Arquitetura de Porto Alegre: os primórdios

Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na década de 1960, Günter Weimer continuou seus estudos na Alemanha, onde se especializou em desenho industrial. É sua primeira publicação pelo CAU/RS, mas já reúne mais de 40 obras em sua carreira. “Esta iniciativa do Conselho é muito importante, e a Feira do Livro é sempre uma oportunidade para conhecermos o público interessado em nossas obras.”

O urbanismo dos arquitetos: genealogia de uma experiência de ensino

Nesta obra, o autor Bruno Cesar Euphrásio de Mello realiza uma historiografia do ensino de urbanismo no Rio Grande do Sul do início do século XX até aproximadamente a década de 1970. “Saúdo a valorização que o CAU/RS promove ao publicar a produção intelectual de pesquisadores, professores e profissionais sediados no Rio Grande do Sul. É uma grande oportunidade, ainda, para promover o debate sobre temas e problemas em nosso contexto.”

Tecnologias da informação e comunicação, sistemas de informação geográfica e a participação pública no planejamento urbano

Em seu livro, a arquiteta e urbanista Geisa Bugs apresenta uma abordagem democrática e científica de coleta das percepções do público sobre o espaço urbano, na direção de um planejamento mais colaborativo. “É uma excelente oportunidade de divulgação da produção acadêmica, principalmente entre os colegas de profissão, que sem o edital do CAU/RS não teria sido possível.”

Paisagem Cultural Vitícola

A arquiteta e urbanista Marilei Elisabeth Giordani é mestre em Planejamento Urbano e Regional, além de especialista em Patrimônio Cultural. “O edital é uma oportunidade única e espero que o CAU/RS continue com iniciativas como essa. É muito importante pois também é uma chance de mostrar a profissão no campo da pesquisa.” Seu livro aborda a paisagem vitícola por meio do patrimônio cultural, uma região que além de ser produtiva também deve ser preservada.

Confira a galeria de fotos da Sessão de Autógrafos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo