Sem categoria

Participe da pesquisa sobre percepção de segurança na casa, no bairro e na cidade

O questionário é destinado a mulheres e foi produzido pela Comissão Temporária de Equidade de Gênero do CAU/RS.

A Comissão Temporária de Equidade de Gênero (CTEG) do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) convida todas as pessoas que se identificam como mulheres a participarem do questionário “A mulher: casa, bairro e cidade”.

 

Clique aqui para acessar o questionário

 

A pesquisa busca compreender a experiência de diferentes mulheres no que diz respeito a sua percepção de segurança na sua habitação, no seu bairro e na sua vivência da cidade. O objetivo é elaborar uma cartilha que aborde o tema, sugerindo estratégias de projeto e provocações para profissionais de Arquitetura e Urbanismo e áreas afins.

 

Sobre o tema da cartilha

Além da violência que ocorre em espaços públicos, muitas vezes, agressões a mulheres podem tomar lugar na sua própria residência, a chamada violência doméstica. Um estudo realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a violência doméstica em mais de dez países revelou que, tanto em meio urbano quanto em meio rural, os parceiros das vítimas são os maiores causadores dessas agressões.

Em tempos de situações como as de distanciamento e isolamento social, por exemplo, onde as pessoas têm reduzido suas interações em espaços públicos, o tempo de convivência entre vítimas e agressores dentro da habitação é ampliado, gerando uma maior chance de agressões ocorrerem. Além de estar confinada em casa com o potencial agressor, essa mulher também está mais distante de sua rede de apoio devido à situação pandêmica.

O CAU/RS acredita que habitações, bairros e cidades seguras para mulheres são mais seguros para todas e todos. Participe: https://bit.ly/amulherctegcaurs

 

2 respostas

  1. Boa tarde!!
    Gostaria de contatar os membros desta comissão, pois acho o assunto de extrema relevância.

    1. Oi, Carla! O grupo é formado pelas arquitetas e urbanistas Roberta Edelweiss (conselheira do CAU/RS e coordenadora), Marisa Potter (conselheira do CAU/RS), Paula Motta (coletivo Turba), Cláudia Fávaro (especialista em Gestão Estratégica do Território Urbano) e a fundadora da ONG Mulher em Construção, Bia Kern.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo