Institucional

Retrospectiva CAU/RS: 2022 em números e ações

O ano de 2022 foi especial. Foram meses de retomada de eventos e encontros presenciais e ampliação de diversas ações e programas, além do lançamento de muitas novidades! Foi motivado por esse clima de renovação que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) promoveu campanhas pela valorização do ensino de qualidade, intensificou as ações de fiscalização por meio dos Escritórios Regionais, avançou com o programa Nenhuma Casa Sem Banheiro em diversos municípios e realizou a primeira edição da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, entre outras realizações. 

Confira a seguir o que de mais importante foi promovido e realizado pelo Conselho na Retrospectiva CAU/RS!

 

Ensino de qualidade

A defesa do ensino de Arquitetura e Urbanismo de qualidade é uma das prioridades da gestão. Em abril deste ano, para defender a educação e assegurar uma profissão abrangente a serviço de toda a sociedade, o CAU/RS lançou a campanha EAD NÃO, que alerta para os riscos do Ensino a Distância. A campanha ganhou notoriedade na mídia estadual, repercutindo entre as entidades, conselhos profissionais e comunidade geral. 

O Conselho também efetivou uma ação judicial contra o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), sobre o avanço de graduações realizadas na modalidade a distância (EAD), e obteve uma importante vitória em nome do ensino de qualidade, resultando na suspensão do reconhecimento de graduação EAD em Arquitetura e Urbanismo pelo INEP.

Outra ação realizada que demonstrou o comprometimento do Conselho com a formação de novos profissionais foi uma consulta aos docentes de cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo de todo o Rio Grande do Sul, visando analisar os indicadores de qualidade no ensino da profissão. 

 

Fiscalização

As ações de Fiscalização e orientação do Conselho também foram fortalecidas e intensificadas, por meio dos Escritórios Regionais e do programa CAU Mais Perto. Em fevereiro, o CAU/RS passou a divulgar mensalmente o balanço da fiscalização. Outra novidade foi a coleta biométrica para os arquitetos e urbanistas nos Escritórios Regionais. Juntas, as unidades, que agora contam com equipes estruturadas, fiscalizaram mais de 2.800 obras, em diversas regiões e cidades do Rio Grande do Sul! 

O ano da fiscalização encerrou com o lançamento da Operação Verão 2022/2023, uma forma de ampliar a presença do Conselho no litoral gaúcho no período do ano em que mais são realizadas obras na região. 

 

ATHIS e projeto Nenhuma Casa sem Banheiro

O 2022 também foi marcado pelo avanço do programa especial Nenhuma Casa sem Banheiro. Em Canoas, na primeira etapa do projeto, foram realizadas as visitas técnicas às residências, e alguns meses depois os primeiros projetos foram entregues à Secretaria de Habitação, que deve atender 359 moradias por meio do programa. O município de Charqueadas também iniciou a visitação técnica, enquanto Caxias do Sul entregou as primeiras unidades de banheiros às famílias beneficiadas em setembro. No mês de outubro, Porto Alegre aderiu ao programa. 

O avanço do Nenhuma Casa sem Banheiro foi reconhecido amplamente pela mídia estadual e inclusive nacional. Confira algumas reportagens produzidas:

A lei de Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS) foi pautada pelo CAU/RS de diversas formas, por meio de uma cartilha, na Assembleia de Verão da FAMURS, na primeira edição do curso ATHIS na Prática, do Circuito Urbano 2022 da ONU Habitat, e no ciclo de debates em São Paulo.

 

Editais de apoio, patrocínio e pesquisa

Entidades e organizações que promovem ações de valorização e divulgação da Arquitetura e Urbanismo são apoiadas e patrocinadas pelo Conselho. É um incentivo para tirar algumas ideias do papel e torná-las realidade! Além dos já tradicionais editais de Apoio e Patrocínio, o CAU/RS deu continuidade ao edital de fomento à pesquisa em Arquitetura e Urbanismo.

 

CAU Vivo

Os bate-papos ao vivo pelo Instagram, iniciados em 2020, também tiveram três novas edições: duas de forma virtual, e uma durante a Trienal de Arquitetura e Urbanismo. Neste ano, a série de encontros teve como temática Patrimônio Cultural. Foram ótimas oportunidades para enviar perguntas para a Presidência, conselheiros e convidados, estabelecendo um canal de diálogo aberto com os profissionais e estudantes da área.

 

Concurso Iconicidades

O projeto Iconicidades, lançado pelo Governo do Estado e apoiado pelo CAU/RS, buscou fazer frente ao desafio de tornar as cidades gaúchas mais inovadoras, criativas e empreendedoras, além de ampliar o acesso às oportunidades para profissionais e qualificar propostas arquitetônicas. A iniciativa buscou ressignificar e estimular a retomada de espaços icônicos em suas regiões – ambientes que façam parte da identidade local, seja pela localização, pelo estilo arquitetônico que imprimem, ou mesmo pelo uso que deles se fez no passado. O concurso selecionou projetos para cinco cidades gaúchas – Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, Cachoeirinha e São Leopoldo – e mobilizou arquitetos e urbanistas do Brasil inteiro! 

O Conselho apoiou o projeto não apenas na divulgação aos profissionais, mas também por meio da presença de conselheiras nas comissões de seleção de propostas. Além disso, uma das principais contribuições e também expectativa de legado está na utilização da tabela do CAU/RS para realizar o cálculo de honorários dos contratos dos vencedores dos concursos.

Em novembro, durante a Trienal, os vencedores das cinco propostas selecionadas tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos ao público diretamente do palco do Theatro São Pedro.

 

Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Uma das grandes realizações deste ano foi a 1ª Edição da Trienal de Arquitetura e Urbanismo. O evento teve por objetivo valorizar a profissão, aproximar profissionais e entidades da classe com o Conselho, além de promover a educação, o conhecimento e melhores práticas em Arquitetura e Urbanismo. Tudo isso realizado por meio de uma série de palestras, oficinas, atividades culturais, sessões temáticas, exposições e premiações, que movimentaram Porto Alegre acerca da cultura, arte, direitos humanos e patrimônio. 

O evento também contou com acessibilidade para todos e todas, ao transmitir as principais atividades da programação, através do YouTube, contando com intérpretes de libras, reafirmando o compromisso do CAU/RS com a equidade e inclusão.

Outra atração foram as sessões de autógrafos de livros das Coleções CAU/RS, alguns deles lançados durante a 68ª Feira do Livro de Porto Alegre. A Trienal encerrou com a quarta edição do Prêmio CAU/RS, que teve como patrono o arquiteto e urbanista Luiz Antonio Machado Verissimo (in memoriam) e foi, pela primeira vez, realizado em conjunto com outras três entidades. A Noite das Premiações também contou com a entrega do Prêmio José Albano Volkmer (IAB RS), do Prêmio AAInteriores (AAI Brasil/RS) e Arquiteto do Ano (Saergs).

 

Reconhecimentos e despedidas

Muitos foram os profissionais gaúchos reconhecidos por suas trajetórias neste ano. Leonardo Zanatta, arquiteto e urbanista, esteve na lista Under 30 da Forbes Brasil, que reúne os jovens de até 30 anos mais promissores do país em 15 setores. A psicóloga Sandra Fagundes, que atuou no CAU/RS como Consultora de Gestão Pública na área de Saúde para a implementação do programa ATHIS Casa Saudável, foi agraciada com a Medalha do Mérito Farroupilha. E também, a arquiteta e urbanista Salma Cafruni recebeu a comenda Medalha Gastão Bahiana de Mérito Institucional do IAB.

O ano também foi marcado pela triste despedida da arquiteta e urbanista Maríndia Izabel Girardello, a funcionária de matrícula nº 02 do CAU/RS. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Gestão 2024-2026 se reúne para Treinamento ao Plenário do CAU/RS

Pela primeira vez, mulheres ocupam presidências do CAU/RS e CREA-RS

II Seminário dos Colegiados inaugura eventos do ano

Pular para o conteúdo