Eventos

Rumos Porto Alegre: palestra com Architectus e Seminário dos Colegiados do CAU/RS

A terceira edição do Rumos da Arquitetura e Urbanismo foi realizada em Porto Alegre nos dias 04 e 05 de maio na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS). Os sócios da Architectus Alexandre Landim (Gestão, Jurídico e Comercial) e Elton Timb (Criativo e Técnico) e o Gerente de Arquitetura Gerson Amaral falaram por quase três horas na noite do dia 04 para uma plateia atenta e interessada em conhecer a história da empresa que possui cerca de 100 colaboradores, mais de 800 projetos finalizados em 55 cidades e 20 anos de experiência.

A abertura contou com a presença do presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), Tiago Holzmann da Silva; do Conselheiro Federal do CAU Brasil pelo Rio Grande do Sul, Ednezer Flores; do Conselheiro Federal do CAU Brasil pelo Sergipe, representando a presidente Nadia Somekh, Ricardo Mascarello; e da arquiteta e urbanista e deputada federal Denise Pessôa, que em sua fala destacou a atuação dos quatro arquitetos e urbanistas eleitos para a Câmara dos Deputados nas Comissões de Viação e Transportes, de Desenvolvimento Urbano e de Cultura.

Os sócios da Architectus mostraram seus primeiros projetos e a evolução para trabalhos de alta complexidade. Enfatizaram como nunca quiseram ser um escritório, mas sim uma empresa de Arquitetura e Urbanismo focada em projetos públicos, pessoas, inovação, rigor técnico e sustentabilidade.

Nós arquitetos temos que aprender a sermos humildes. É muito importante conhecer as nossas limitações. Isso nos ajuda a formar equipes que possam nos complementar e fazer com que cada vez mais arquitetos e urbanistas sejam protagonistas das transformações urbanas”, destacou Landim. “É muito fácil saber se o projeto é bom: é só ver se as pessoas usam. Não se faz Arquitetura e Urbanismo dentro do escritório, se faz ouvindo”, finalizou, ao comentar sobre a sensibilidade necessária ao exercício profissional.

Além da palestra, na noite de evento da AMRIGS também foi realizada uma Sessão de Autógrafos com arquitetos e urbanistas autores de livros das Coleções CAU/RS: João Paulo Silveira Barbiero, Cássio Sauer e Lucas Volpatto.

Seminário Estadual dos Colegiados do CAU/RS

No dia 05, os Fóruns de Entidades, de Representantes Institucionais e de Coordenadores de Cursos de Arquitetura e Urbanismo reuniram-se na primeira edição do Seminário Estadual dos Colegiados do CAU/RS. Pela manhã, os profissionais foram saudados pelos Conselheiros Federais Ednezer Flores e Ricardo Mascarello e pela vice-presidente do CAU/RS, Andrea Ilha. O presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, deu as boas-vindas aos convidados e convidadas destacando a importância do primeiro encontro dos Colegiados, pois todos os profissionais eleitos para o Conselho ou atuam em instituições de ensino ou fazem parte de entidades representativas da profissão, por isso esse contato permanente faz-se necessário.

Após, representantes institucionais e de entidades com a participação de arquitetos e urbanistas se reuniram para ouvir a apresentação da tese “Os pilares da legalidade dos Planos Diretores“, desenvolvida pela Comissão de Planejamento Urbano e Ambiental (CPUA) do CAU/RS e apresentada pelo coordenador e conselheiro Pedro Araújo. O objetivo principal foi orientar os presentes sobre o entendimento do Conselho para saberem como se manifestar sobre o tema, caso sejam questionados.

CPUA-CAU/RS: conselheiros Orildes Tres, Marisa Potter, Pedro Araújo e Valdir Fiorentin

Também foi feita a entrega e a apresentação da Cartilha de Diretrizes aos representantes do CAU/RS e na sequência cada um relatou brevemente a atuação junto ao Conselho Municipal do qual faz parte. O Fórum das Entidades de Arquitetura e Urbanismo, por sua vez, elegeu nova representação: a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Pelotas (AEAP), na figura da presidente Vivian Magalhães.

Entidades e representantes institucionais do CAU/RS reunidos

Os coordenadores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, que agora possuem em Colegiado junto ao CAU/RS, regulamentado em 2022 para promover um espaço permanente de debate entre a Comunidade Acadêmica e o Conselho, pautaram atividades de extensão e Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo. Além disso, apresentaram alguns projetos e marcaram o próximo encontro do grupo, que deverá ocorrer em setembro e discutir Diretrizes Curriculares. O Colegiado já possui 20 componentes titulares, arquitetos e urbanistas devidamente registrados no CAU.

Colegiado dos Coordenadores de cursos de Arquitetura e Urbanismo do CAU/RS

Colegiado dos Coordenadores de Curso | Apresentações

  • IFFar: Projeto EMAU IFFAR (Coordenadora Gerusa Lazarotto)
  • UFSM Cachoerinha: Projeto Tríade (Coordenadora Suplente Débora Gregoletto)
  • Ulbra Canoas: Programa Extensão Interdisciplinar (PEI) – Práticas Urbanas e Gestão Territorial (Coordenador Diego Willian Nascimento Machado)
  • Unicruz: Escritório Escola de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil (Coordenadora Natália Hauenstein Eckert)
  • Unisc: Relato sobre as atividades de extensão universitária (Coordenador Luiz Carlos Schneider)
  • Unisinos: Relato sobre o processo de curricularização da extensão (Coordenadora Débora Becker)
  • Univates: Projeto SEMEIA EMAU (professor Guilherme Osterkamp)
  • UPF: Projeto Beira Trilhos e o Viva!EMAU (professora Carla Portal Vasconcelos)

Galeria de imagens

Fotos: Lucas Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Seminário ATHIS e as necessidades habitacionais no Rio Grande do Sul

Software Livre: 1º Seminário Solare está com inscrições abertas!

Livro celebra os 80 anos da Praça Internacional, na fronteira entre Brasil e Uruguai

Pular para o conteúdo