Institucional

Seminário de Software Livre é tema de reunião entre CAU/RS e FNA

Encontro debateu novos formatos para divulgar o projeto Solare, fruto de convênio entre CAU/RS e FNA.
Da esquerda para a direita: Paulo Henrique Soares, Eleonora Mascia, Danya Silva, Danilo Matoso, Andréa dos Santos, Andréa Hamilton Ilha e Fausto Leiria.

Na última sexta-feira, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) recebeu a presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Andréa dos Santos; o coordenador do Solare na FNA, Danilo Matoso; a secretária-geral da FNA, Danya Silva e a arquiteta e urbanista Eleonora Mascia, membro do Conselho Consultivo da FNA. O principal tema da reunião foi a continuidade do projeto SolareSoftwares Livres para Arquitetos e Engenheiros.

“Estamos prevendo a realização de um seminário no segundo semestre, em Porto Alegre e, além disso, uma das linhas que queremos trabalhar é a divulgação do software livre junto às prefeituras e universidades. É muito bom retomar esse trabalho que já vinha acompanhando como vice-presidente. Queremos ampliar essa parceria, inclusive pensando em novos formatos”, destacou a presidenta do CAU/RS, Andréa Hamilton Ilha. 

Representando o CAU/RS, também estavam presentes o Chefe de Gabinete, Paulo Henrique Soares, e o Assessor de Relações Institucionais e Governamentais, Fausto Leiria. Na mesma ocasião, a presidente da FNA aproveitou para realizar o convite para o Fórum de ATHIS, a ser realizado na Bahia, no mês de maio.

“Saímos muito contentes dessa reunião porque vemos essa disposição do CAU/RS em estar junto, e cada vez mais. Será muito importante a realização do seminário, assim como a relação com as universidades é essencial. Programamos novas ações e debatemos sobre novas formas de continuar fomentando o software livre, seja por meio de cursos, seminários ou publicações”, afirmou Andréa dos Santos.

Saiba mais

Em abril de 2022, CAU/RS e FNA celebraram a assinatura do Protocolo de Intenções para o projeto Software Livre para Arquitetos e Engenheiros (Solare).

A proposta do Solare é sensibilizar e capacitar arquitetos e urbanistas com a disponibilização de ferramentas de softwares livres aplicados à profissão. Ao todo, são sete softwares que abrangem as necessidades de escritórios de Arquitetura e Urbanismo: GIMP, de edição de imagens; Inkscape, de edição vetorial; Scribus, de diagramação; Blender, de modelagem 3D e BIM; FreeCAD, de CAD e BIM; QCAD, de CAD 2D; e QGIS, de geoprocessamento.

Todos os cursos são gratuitos e estão disponíveis na plataforma Solare, um espaço para promover tanto a formação em software livre quanto fóruns de discussão para arquitetos e urbanistas.

 

ACESSE E CONHEÇA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/RS reforça seu posicionamento no enfrentamento às enchentes

Carta à sociedade e aos gestores públicos

Comitê Ação pela Reconstrução reúne-se com Secretaria Extraordinária da Presidência da República

Pular para o conteúdo