Sem categoria

Site do CAU/RS retoma funcionalidades

Após o ataque ao servidor central do CAU/BR, site do Conselho gaúcho está, finalmente, de volta!

Dia 06 de julho, a estrutura em nuvem onde encontravam-se hospedados os principais serviços do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) foi vítima de um ataque cibernético. A empresa responsável pelo data center é contratada pelo CAU/BR, e, segundo informações, o ataque também teve impacto em outras organizações atendidas pela prestadora de serviços. Desde então, o CAU/BR buscou adotar as medidas necessárias para a contenção dos efeitos, com atuação diuturna da equipe técnica. 

Ficaram inoperantes os sites do CAU/BR e CAU/UF, bem como o Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU) e Portal da Transparência. No dia 13 de julho, o SICCAU voltou a operar de forma parcial, conforme anunciado pelo CAU/BR, e tem estabilizado suas funcionalidades desde então.

Entretanto, o site do CAU/RS e o Portal da Transparência voltaram a funcionar somente hoje, 22 de julho, 16 dias após o ataque.

A todos os arquitetos e arquitetas, bem como empresas, registrados no CAU/RS, pedimos sinceras desculpas pelo transtorno das últimas duas semanas. Sem medir esforços, o Conselho gaúcho está tomando todas as providências necessárias para que isso não volte a acontecer.

“O aprendizado deste lamentável episódio é a necessidade do CAU/RS assumir para si a responsabilidade sobre o próprio site, e enfrentar a centralização inadequada promovida pelo CAU/BR. Além disso, juntamente com os demais CAU/UF, vamos exigir que o CAU/BR atue com mais transparência e competência na administração do SICCAU, qualificando e garantindo a segurança e estabilidade dos dados e dos serviços prestados para profissionais e sociedade” declara o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva.

Leia na íntegra a nota de esclarecimento da presidência do CAU/BR.

 

MAIS SOBRE: SICCAU CAU/BR CAU/RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo