Patrimônio

Metroplan formaliza intenção de doar seu acervo histórico para o CAU/RS

Mapas, projetos, maquetes e documentos com pelo menos 40 anos de história constituem parte importante do acervo que será doado ao Conselho. 

CAU/RS e Metroplan reunidos: Daniel Leite, Josiane Bernardi, Tiago Holzmann da Silva, José Sperotto, Márcia Martins, Rinaldo Barbosa e Paulo Henrique Soares. | Foto: CAU/RS

A memória do planejamento urbano e regional acaba de ganhar um destino que alegra a todos os arquitetos e urbanistas do estado: o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). O Diretor Superintendente da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), arquiteto e urbanista José Sperotto, esteve na sede do CAU/RS para uma reunião com o presidente, o também arquiteto e urbanista Tiago Holzmann da Silva. O encontro formalizou a intenção de doação de parte importante do acervo da Metroplan ao Conselho.

A Metroplan é o órgão responsável pela elaboração e coordenação de planos, programas e projetos do desenvolvimento regional e urbano no Rio Grande do Sul, por isso possui uma vasta quantidade de mapas, projetos e maquetes, entre outros importantes documentos, que foram oferecidos ao Conselho. “Estamos disponibilizando toda a memória do nosso acervo, esses 40 anos de história, ao CAU/RS“, destacou o Superintendente Sperotto.

É uma honra para nós e uma responsabilidade muito grande fazer a guarda e disponibilizar esse acervo a toda a comunidade“, agradeceu o presidente Tiago. “A Metroplan é uma instituição importantíssima do planejamento urbano das nossas cidades. Com certeza essa acervo será muito bem recebido”, concluiu.

Também participaram da reunião Daniel Leite, Diretor da Metroplan; e pelo CAU/RS os conselheiros Márcia Martins e Rinaldo Barbosa, Diretora e 2º Vice-Diretor do Centro de Memória, respectivamente; Paulo Henrique Soares, Chefe de Gabinete; e Josiane Bernardi, Secretária Geral.

 

Centro de Memória da Arquitetura e Urbanismo

Em 2020, o CAU/RS firmou uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para trabalhar na criação de um museu, chamado de Centro de Memória da Arquitetura e Urbanismo, com o apoio e assessoria técnica da instituição de ensino. Assim, o acervo será catalogado, digitalizado e ficará disponível para pesquisa, ao acesso de todos.

Para o presidente do Conselho, o acervo da Metroplan enriquecerá ainda mais a quantidade e a qualidade do material que o CAU/RS já possui. Ele destaca ainda que o Conselho está à disposição para receber o acervo que outras instituições que tenham materiais afins à Arquitetura e Urbanismo, pois o projeto do Centro de Memória será ampliado. Clique aqui e conheça a Política de Aquisição de Descarte de Acervos do Centro de Memória do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul.

Imagens de parte do acervo que será doado ao CAU/RS. | Fotos: Metroplan

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Vitória! Recurso do CAU/RS é acolhido pela Justiça e prédio da Smov será preservado

Abaixo-assinado em defesa da preservação do antigo prédio da SMOV

CAU/RS em defesa do patrimônio e dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo

Pular para o conteúdo